Futuros médicos promoveram “Hospital dos Pequenitos” nos DOUTORECOS deste ano

Futuros médicos promoveram “Hospital dos Pequenitos” nos DOUTORECOS deste ano

A Associação Juvenil de Medicina da Madeira promoveu a atividade "Hospital dos Pequenitos", na quarta-feira, 24 de julho no Campus Universitário da Penteada. 60 crianças do campos de férias DOUTORECOS ensinaram aos seus brinquedos doentes que não a não terem medo de ir ao médico.

Todos os anos, a ACADÉMICA DA MADEIRA  organiza o campo de férias DOUTORECOS, acolhendo, semanalmente, 60 crianças, entre os 6 e os 12 anos na Universidade da Madeira (UMa). São várias as atividades realizadas, que conjugam o lazer a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, dinamizadas por estudantes universitários, que contam com o apoio de professores e investigadores da UMa e profissionais diversos que se juntam à iniciativa.

A edição de verão, que em 2024, tem decorrido ao longo de julho, prolongando-se ao primeiros dias de agosto, contou com o maior número de parceiros, com mais de duas dezenas de profissionais e de instituições que se associaram à ACADÉMICA para proporcionar um verão cheio de aventuras a centenas de crianças madeirenses e estrangeiras, inscritas no campo de férias.

Na última quarta-feira, 24 de julho, terminou com a atividade “Hospital dos Pequenitos”, um dos pontos altos do campo de férias que fez as delícias dos mais novos. Aberta a exceção à regra do DOUTORECOS de não ser permitida a presença brinquedos, jogos e livros, por questões de segurança, cada criança trouxe um brinquedo doente para ser examinado, diagnosticado e tratado pelos jovens médicos do hospital.

Os profissionais de saúde que realizaram o atendimento foram estudantes da Universidade da Madeira (UMa) a frequentar os cursos de Medicina (Ciclo Básico) e de Enfermagem , que contaram com o apoio da Associação Juvenil de Medicina da Madeira (AJEMed Madeira), parceira da ACADÉMICA, nesta sensibilização em forma de brincadeira que teve como objetivo principal sensibilizar os mais novos para a importância dos cuidados médicos, ao mesmo tempo que ajudava a mitigar os medos relacionados com visitas ao médico.

A ação da  AJEMed Madeira assumiu um papel pedagógico, conduzindo as crianças através de consultas simuladas com os seus brinquedos, ensinando, de forma lúdica, os procedimentos médicos mais comuns, promovendo a saúde e o bem-estar desde cedo.

Como indicado na sua página, a AJEMed Madeira é uma organização criada por estudantes de Medicina da UMa com o objetivo de promover atividades que envolvam a comunidade, particularmente nas áreas da saúde e educação, tendo vindo a destacar-se pela sua intervenção junto da população jovem da região, através de iniciativas que visam aproximar os cuidados médicos e o conhecimento sobre saúde à comunidade, como o “Hospital dos Pequenitos”.

Esta atividade é uma simulação de um ambiente hospitalar, adaptada ao universo infantil, permitindo às crianças, através dos seus brinquedos, compreender de forma acessível como funcionam os cuidados médicos, familiarizando-se com instrumentos e procedimentos que podem ser vistos como intimidantes, como estetoscópios, termómetros ou exames de rotina.

Iniciativas deste géneros são realizadas por todo o mundo, verificando-se que têm impacto importante na redução do medo de ir ao médico, que é um problema comum entre crianças. Ao experimentarem o papel de médicos e enfermeiros ou de acompanhantes dos doentes, as crianças ganham confiança e compreensão sobre o que acontece durante uma consulta, contribuindo para a diminuição as suas ansiedades associadas a estes momentos.

Cigarro eletrónico

Paralelamente aos cigarros convencionais emergiram no mercado mundial novos produtos de tabaco/nicotina, incluindo cachimbos de água, outros produtos de substituição de nicotina (sistemas transdérmicos, gomas e pastilhas), e mais recentemente

Ébola

Devido aos incidentes recentes, o Ébola é um dos assuntos mais comentados por todo o mundo sendo esta considerada uma das

LER MAIS...

A AJEMed Madeira também está direcionada para a formação e apoio dos estudantes, promovendo o voluntariado especificamente entre os estudantes de Medicina. Nesse sentido, e à semelhança da ACADÉMICA DA MADEIRA, a associação proporciona oportunidades de aprendizagem prática, incentivando o envolvimento dos seus membros em atividades extracurriculares que complementam a sua formação académica.

Um exemplo dessa prática de voluntário na área é o próprio campo de férias DOUTORECOS, que integra estudantes universitários na dinamização de ateliers infantis nas áreas que frequentam no ensino superior, tais como informática, robótica, ciências naturais e físico-químicas, artes plásticas, humanidades, desporto e outras.

O “Hospital dos Pequenitos” foi uma das atividades que a integrou a saúde no programa na edição de verão de 2024 do DOUTORECOS, numa experiência única em que as crianças aprenderam de forma interativa e divertida, ao mesmo tempo que profissionais de saúde ganharam experiência em sensibilização e comunicação sobre saúde.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Julia Zyablova.

Palavras-chave