O anúncio foi feito no início do mês, 4 de setembro, pela ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes e contou com a presenta do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que enalteceu a iniciativa como uma “resposta complementar” aos serviços já oferecidos pelo Serviço Nacional de Saúde.
Para Montenegro, o programa visa “contribuir para a saúde física e mental dos jovens portugueses”, para que “tenham mais bem-estar, mais qualidade de vida”, que, sublinha pode “contrariar uma tendência preocupante que é a do abandono”. “11% dos alunos que ingressam no ensino superior abandonam-no ao final do primeiro ano”, explicou o primeiro-ministro e embora hajam várias motivações para o fenómeno, “o acompanhamento psicológico e de nutrição são contributos que damos para que estejam mais firmes no propósito que os tinha levado ao ensino superior”, disse.
A ministra explicou que para qualquer consulta de psicologia ou de nutrição para estudantes do ensino superior, o “pedido será feito no site Gov.pt, que será lançado no dia 30 de setembro”. A ministra falava à comunicação durante sessão de assinatura dos protocolos realizados com as Ordens dos Psicólogos e dos Nutricionistas.
É antigo estudante da UMa? Então, poderá escolher o reitor com algumas das mudanças na lei à vista
O Governo propõe a criação de universidades politécnicas, a eleição direta de reitores pelas comunidades académicas e medidas para combater a endogamia no ensino superior, numa revisão estrutural do RJIES.
A velhice não é doença
A idade traz desgaste aos órgãos, articulações e cérebro dos amigos de 4 patas, ficando mais susceptíveis de adoecer. Nessa fase
Através da plataforma a ser lançada no final do mês, o estudante poderá escolher o profissional com quem deseja marcar consulta, a partir de listas de psicólogos e nutricionistas fornecidas pelas respetivas ordens, que segundo Balseiro Lopes, tiveram o cuidado de garantir uma “cobertura territorial total” do território nacional, para que os estudantes de todas as regiões pudessem beneficiar deste apoio. A lista de profissionais já inscritos no programa conta com 297 psicólogos e 208 nutricionistas, incluindo nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
O programa conta com um orçamento de 2,250 milhões de euros para 2024, aumentando para 5,625 milhões de euros em 2025, no final do primeiro semestre do qual, será ajustado conforma a procura que venha a ser registada. Para o ano letivo de 2024-2025 estão previstas 100 mil consultas de psicologia e 50 mil consultas de nutrição.
Serão atribuídos cheques-psicólogo e cheques-nutricionista, distribuídos pelas instituições com base no seu número de estudantes, através de uma plataforma que dá acesso a cada instituição facilitando a atribuição do cheque e o agendamento da consulta.
Propinas mantêm-se congeladas em 2025
A decisão, que põe fim a semanas de especulação, tranquiliza os estudantes, que temiam o descongelamento das propinas. A ACADÉMICA DA MADEIRA já tinha apresentado a sua oposição a qualquer aumento.
Literacia em Saúde: Funchal assina em breve protocolo com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde
Pedro Calado reiterou a aposta do seu executivo na promoção da saúde e do bem-estar dos munícipes, sobretudo da população sénior.
As primeiras duas consultas de psicologia servirão para fazer uma avaliação inicial do estudante, sendo excluídos os casos mais complexos, que requeiram medicação ou intervenções multidisciplinares. O objetivo é focar no tratamento de casos como ansiedade e depressão, que têm vindo a aumentar entre os jovens desde a pandemia. A ministra revelou que a procura por consultas de psicologia aumentou em 50% nos últimos anos, sendo a ansiedade a questão mais comum.
Na área da nutrição, a governante justificou a importância da nova media, destacando um estudo recente que revela a existência de apenas cinco nutricionistas a atuar nas instituições de ensino superior portuguesas.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Ben Neale.