Estudantes passam a dispor de consultas de psicologia e de nutrição

Estudantes passam a dispor de consultas de psicologia e de nutrição

A partir de 30 de setembro, os estudantes terão acesso a consultas de psicologia e nutrição, através de um programa governamental.
#image_title

O anúncio foi feito no início do mês, 4 de setembro, pela ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes e contou com a presenta do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que enalteceu a iniciativa como uma “resposta complementar” aos serviços já oferecidos pelo Serviço Nacional de Saúde.

Para Montenegro, o programa visa “contribuir para a saúde física e mental dos jovens portugueses”, para que “tenham mais bem-estar, mais qualidade de vida”, que, sublinha pode “contrariar uma tendência preocupante que é a do abandono”. “11% dos alunos que ingressam no ensino superior abandonam-no ao final do primeiro ano”, explicou o primeiro-ministro e embora hajam várias motivações para o fenómeno, “o acompanhamento psicológico e de nutrição são contributos que damos para que estejam mais firmes no propósito que os tinha levado ao ensino superior”, disse.

A ministra explicou que para qualquer consulta de psicologia ou de nutrição para estudantes do ensino superior,  o “pedido será feito no site Gov.pt, que será lançado no dia 30 de setembro”. A ministra falava à comunicação durante sessão de assinatura dos protocolos realizados com as Ordens dos Psicólogos e dos Nutricionistas.

Literacia em Saúde: Funchal assina em breve protocolo com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde

Pedro Calado reiterou a aposta do seu executivo na promoção da saúde e do bem-estar dos munícipes, sobretudo da população sénior. No âmbito do ‘Projeto Ativar’ da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Câmara Municipal do Funchal vai assinar, em breve, com esta Associação, um protocolo com o objetivo de promover, em todas as freguesias do Funchal, sessões sobre Literacia em Saúde.

Através da plataforma a ser lançada no final do mês, o estudante poderá escolher o profissional com quem deseja marcar consulta, a partir de listas de psicólogos e nutricionistas fornecidas pelas respetivas ordens, que segundo Balseiro Lopes, tiveram o cuidado de garantir uma “cobertura territorial total” do território nacional, para que os estudantes de todas as regiões pudessem beneficiar deste apoio. A lista de profissionais já inscritos no programa conta com 297 psicólogos e 208 nutricionistas, incluindo nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O programa conta com um orçamento de 2,250 milhões de euros para 2024, aumentando para 5,625 milhões de euros em 2025, no final do primeiro semestre do qual, será ajustado conforma a procura que venha a ser registada. Para o ano letivo de 2024-2025 estão previstas 100 mil consultas de psicologia e 50 mil consultas de nutrição.

Serão atribuídos cheques-psicólogo e cheques-nutricionista, distribuídos pelas instituições com base no seu número de estudantes, através de uma plataforma que dá acesso a cada instituição facilitando a atribuição do cheque e o agendamento da consulta.

Em Janeiro faço dieta!

Chegou! Após repetidas e incisivas promessas de controle alimentar, resultado dos “irresistíveis” exageros da época natalícia, chegou o momento de cumprir o que foi prometido! O mês de Dezembro é

As primeiras duas consultas de psicologia servirão para fazer uma avaliação inicial do estudante, sendo excluídos os casos mais complexos, que requeiram medicação ou intervenções multidisciplinares. O objetivo é focar no tratamento de casos como ansiedade e depressão, que têm vindo a aumentar entre os jovens desde a pandemia. A ministra revelou que a procura por consultas de psicologia aumentou em 50% nos últimos anos, sendo a ansiedade a questão mais comum.

Na área da nutrição, a governante justificou a importância da nova media, destacando um estudo recente que revela a existência de apenas cinco nutricionistas a atuar nas instituições de ensino superior portuguesas.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Ben Neale.

Palavras-chave