Procurar
Close this search box.

XIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

A Universidade da Madeira (UMa) recebe, entre os dias 26 e 28 de outubro, o XIII Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (ASPEM), este ano subordinado ao tema “É preciso agir!”, de modo a salientar a importância de investir na saúde mental das pessoas.

O evento decorre na Sala do Senado, no piso -2 do Campus Universitário da Penteada, em formato presencial e remoto, e resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, a Universidade da Madeira, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, e a Associação de Promoção da Madeira.

O Congresso conta com mais de 450 participantes inscritos, dos quais 250 estarão presencialmente. Nos trabalhos a decorrer estão envolvidos mais de 1200 profissionais de saúde mental de diversos países – Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Chile, México, Uruguai e Argentina. O objetivo é proporcionar um espaço de partilha entre profissionais de saúde, tendo em vista a implementação de práticas de qualidade em saúde mental e psiquiatria.

O programa do Congresso é constituído por diversas atividades e pretende divulgar temas da atualidade em saúde mental, bem como evidenciar a importância da validação científica dos mesmos.

Para o primeiro dia do evento, 26 de outubro, estão previstos a realização do V Seminário Internacional de Investigação em Saúde Mental, no qual vão ser apresentados 20 projetos de relevância nacional e internacional, quatro cursos práticos sobre práticas promotoras de saúde mental e um Espaço Cinema e Saúde Mental, onde vão ser apresentadas e comentadas duas curtas-metragens, premiadas internacionalmente: “No limiar do Pensamento” e “As Cartas da Minha Mãe”, este último a decorrer no Museu Casa da Luz.

“É preciso agir!” é o tema do congresso.

O Congresso propriamente dito decorre ao longo dos dias 27 e 28 de outubro e inclui cinco painéis de conferências, debates, um espaço cidadão, uma reunião de investigadores em saúde mental e a apresentação de 150 propostas de trabalhos em formato de poster/comunicação oral.

A sessão de abertura foi realizada no dia 27 de outubro, com a presença do Reitor da Universidade Madeira, Sílvio Moreira Fernandes; do Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos; do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado; do Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional da Região Autónoma da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, Nuno Neves; da Presidente da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira, Isabel Fragoeiro; e do Presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Carlos Sequeira.

Clique aqui para aceder ao programa completo.

Universidade da Madeira
Com fotografia de Mick Haupt.

DESTAQUES