Procurar
Close this search box.

“Pelo fim das taxas de admissão a provas de doutoramento”. A discussão da petição vai começar.

A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência solicitou informações para várias estruturas associativas.

A 6 de outubro, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entregou, à Assembleia da República, a petição sobre as taxas cobradas para entrega de teses, como noticiado pela ET AL.

Tivemos conhecimento de que, pelo menos, dez Associações Académicas, duas Associações de Estudantes e uma Federação Académica receberam um pedido de informações de Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Começou a discussão sobre a petição apresentada pela ABIC.

De acordo com a petição da ABIC, os subscritores pretendem que o fim das taxas seja discutido “e sejam tomadas as necessárias medidas para eliminar as taxas e os emolumentos relativos à admissão a provas de doutoramento em todas as instituições públicas de ensino superior”.

Bárbara de Carvalho Raposo, Presidente da Associação que representa os bolseiros de investigação científica, é a primeira subscritora do documento que está em apreciação na Comissão parlamentar. No total, foram apresentadas 8140 assinaturas.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia do Gabinete do Primeiro-Ministro. Na imagem, um debate, no parlamento, para votação do Orçamento do Estado, na generalidade, a 26 de outubro de 2022.

DESTAQUES