
Supercomputador português mais rápido de sempre foi inaugurado
O Deucalion, inaugurado a 6 de setembro, vem garantir computação de alto desempenho à academia, empresas e administração pública.
As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.
O Deucalion, inaugurado a 6 de setembro, vem garantir computação de alto desempenho à academia, empresas e administração pública.
Biólogos, químicos, bioquímicos, professores de ciências naturais são alguns dos profissionais que constituem o público-alvo do Doutoramento em Ciências Naturais aberto pela Universidade da Madeira.
A fazer o seu doutoramento, Giulia é uma investigadora italiana a trabalhar na Universidade da Madeira, no Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de investigação apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A internacionalização do ensino superior e da ciência nacionais contribui para o reforço da importância de Portugal no mundo. A mensagem foi deixada pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na NAFSA 2023.
Jesus Maria Sousa e Liliana Rodrigues apresentam uma obra para os estudantes que “procura organizar algumas reflexões, enquanto especialistas em Currículo, ao longo de mais de duas décadas de estudo, debate, investigação e orientação de trabalhos académicos.»
A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, destacou as novas medidas tomadas pelo Governo para «combater a precariedade na Ciência» e que visam contribuir para a robustez e estabilidade do sistema científico e de ensino superior nacional.
A UMa apresenta “um programa de formação avançada no domínio dos estudos linguísticos aplicados à diversidade das sociedades e das culturas”. Naidea Nunes, docente da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, diretora do curso, é a nossa entrevistada.
Joana Pinto é uma jovem investigadora do Centro de Química da Madeira, a realizar o seu doutoramento. No âmbito do seu trabalho, dedica-se a trabalhar com compostos que poderão estar na base de novos tratamentos para uma das mais problemáticas doenças do mundo moderno, a Diabetes.
Recorda-se da última vez que se sentou num banco da cidade, durante a noite, e conseguiu observar as estrelas sem dificuldade? A pergunta é feita pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que escreve sobre a poluição luminosa.
Quatro investigadores de instituições nacionais vão receber financiamento do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no valor de 11,5 milhões de euros, o que representa 2,1% do financiamento total atribuído no âmbito do ERC Advanced Grant 2022, cujos resultados foram anunciados no dia 30 de março.