“A nossa atitude perante a vida é fundamental para o nosso sucesso”. Vice-Reitora envia mensagem aos estudantes

Custódia Drumond, Vice-Reitora para a Área Académica, remeteu uma mensagem de correio eletrónico aos estudantes da Universidade da Madeira sobre saúde mental, apoio escolar, avaliação e outros assuntos do quotidiano académico.

Foi esperando “encontrá-lo(a) com saúde e bem integrado(a) no seu curso e na vida académica”, que Custódia Drumond, Vice-Reitora da UMa, começou a sua mensagem aos estudantes, no dia seguinte a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2022-2023.

“Seja positivo(a) e, acreditando em si, dedique-se à concretização dos seus objetivos”

A dirigente universitária, doutorada pela UMa em 2000, afirmou que “é importante e saudável confraternizar, praticar exercício físico, ou desenvolver outras atividades que o(a) façam relaxar”. Sobre as disciplinas curriculares, apelou aos estudantes para informação sobre as “condições da avaliação em recurso, para no caso de não aprovar alguma UC [unidade curricular] em época normal, organizar os seus estudos”. Para apoio, a página da Universidade da Madeira é uma referência.

“todos os docentes estão obrigados a marcar horário de atendimento, semanal, para esclarecimento de dúvidas igual a metade do tempo que têm contacto semanal convosco”

Sobre as dificuldades económicas, Custódia Drumond indica os Serviços de Ação Social para ajuda e orientação, através de “técnicos obrigados a guardar sigilo e que o(a) procurarão ajudar”. Como é referido, “se é bolseiro e paga a propina global, para manter a bolsa de estudos no próximo ano letivo, precisa ter aproveitamento em pelo menos 36 ECTS [European Credit Transfer and Accumulation System]”.

Além disso, a docente e investigadora deixou o alerta de que “se detetar inconformidades no funcionamento de alguma unidade curricular e se o diálogo com o docente não resultar informe o(a) colega representante do seu ano no Conselho de Curso ou fale com o(a) Diretor(a) de Curso”. Admitindo que a situação pode “não ficar resolvida no Conselho de Curso”, é indicado que o estudante deva expor a situação às Presidentes do Conselho Pedagógico Universitário ou Politécnico.

“Situações que não tenham sido resolvidas através das tentativas anteriores e gerando conflitos devem ser expostas ao Provedor do Estudante”

O Serviço de Psicologia da UMa é a estrutura indicada para apoiar a saúde mental dos estudantes: “se durante o seu percurso se sentir angustiado(a), excessivamente nervoso(a), com muita dificuldade de interagir presencialmente com os outros, dificuldade em adormecer devido à preocupação constante, ou outros pensamentos que o(a) a acompanhem diariamente e o(a) impeçam de descansar contacte o Serviço de Psicologia”.

Por fim, a Vice-Reitora recorda a importância dos inquéritos anónimos, remetidos no final de cada semestre, sobre o funcionamento das UC e sobre a monitorização do funcionamento da UMa, através dos “questionários sobre o funcionamento dos serviços”.

Custódia Drumond é licenciada em Ensino da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento, Tempos locais das auto-interseções do movimento Browniano, foi defendida na UMa, em 2000. Desde abril de 2017, é Vice-Reitora para a Área Académica e Formação ao longo da vida.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Fotografia de Roberto Sousa. Na imagem, Custódia Rodrigues, Vice-Reitora da UMa para a Área Académica, na cerimónia do Dia da UMa, em maio de 2022.

OS NOSSOS PARCEIROS
A NOSSA EQUIPA