Procurar
Close this search box.

Torneio de Padel interuniversitário marca a estreia universitária da modalidade na Madeira

Entre 27 e 28 de janeiro, a Quinta Magnólia recebeu o primeiro torneio interuniversitário da modalidade de Padel, organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Em competição estiveram 11 duplas que integraram estudantes das três maiores instituições de Ensino Superior da Madeira.
O 1.º TORNEIO DE PADEL da ACADÉMICA DA MADEIRA foi realizado no final de janeiro de 2024. Na imagem, Diogo Afonso Câmara e Pedro Afonso Silva.

A primeira edição do Torneio de Padel organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA teve lugar na Quinta Magnólia, nos dias 27 e 28 de janeiro. A competir, estiveram 22 jogadores de ambos os sexos, em 11 duplas, sendo oito atletas externos à comunidade estudantil e 14 estudantes da Universidade da Madeira, do Instituto Superior de Administração e Línguas e da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny.

A competição foi disputada em duas das categorias de prática desportiva : a quatro, para jogadores de nível básico; e a três, para jogadores de nível intermédio-baixo.

Conferência proferida por Jaakko Kaprio

Nature vs. nurture: explaining the relationship of physical activity with health – Jaakko Kaprio | 21 de abril de 2022 – anfiteatro n.º 2 (Campus da Penteada, Piso -2) – das 11:30 às 12:30 No dia 21 de abril vai realizar-se na Universidade da Madeira, uma conferência subordinada ao tema

No nível quatro, ficou em 1.° lugar, a dupla Os Mamadus, composta por Rodrigo Passos Arreiol e João Bernardo Sousa. O 2.º lugar foi para a dupla Hélder e Vasco, formada por Hélder Agrela e Vasco Martins. O 3.º lugar deste nível foi conquistado pela dupla Chamo No Chamo, formada por Diogo Freitas e Emanuel Gonçalves.

Quanto ao nível três, em 1.° lugar ficou a dupla The Golden Papas formada por Miguel Ferreira  e Santiago Andres Hernández dos Reis. O 2.° lugar foi para Os Pitchichis, dupla formada por Diogo Afonso Correia Câmara e Pedro Afonso Jesus Silva. Finalmente, o 3.° lugar foi atribuído à dupla Barros, de Francisca Barros Gonçalves e Afonso Gonçalves.

Torneio de Padel acontece no final de janeiro

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza um Torneio de Padel na Quinta Magnólia. O primeiro torneio interuniversitário da modalidade, a ser realizado na Madeira, espera reunir dezenas de estudantes universitários. Com o CARTÃO ACADÉMICO há um desconto de 50% no valor da inscrição.

Em balanço geral, o retorno dos participantes foi positivo. Tomás Pontes, um dos atletas em competição, afirmou que gostou “imenso de ter participado nesta primeira edição do Torneio” e que “foi mais um grande convívio para os alunos universitários cá na região conjugando com a prática desportiva do padel”. Apontou, como um ponto a melhorar, o facto de achar que os jogos foram muito corridos. O seu balanço geral do torneio foi positivo, agradecendo a toda equipa técnica e ao responsável pela área de desporto da ACADÉMICA DA MADEIRA, Diogo Câmara, pela organização.

Na perspectiva de Leopoldo Moniz, outro dos participante, o torneio correu bem. Aponta, porém, a melhorar o facto de sentir que houve pouca publicidade do Torneio, para que este tivesse tido mais adesão e maior competição. Referiu, em relação aos horários e aos jogos, terem tempos um pouco limitados. O atleta indica que “se notou claramente a dedicação da equipa da organização”.

O Ecletismo da Educação Física: Contributos Didáticos

O Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (DEFD/UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA), vai levar a efeito, nos dias 30 de abril e 7 de maio, entre as 9:00 e as 18:30, uma ação de formação intitulada “O Ecletismo da Educação Física:

Este torneio vem juntar-se à iniciativas desportivas organizadas pela ACADÉMICA DA MADEIRA, pretendendo dar aos participantes, sobretudo aos estudantes, eventos que incentivem a prática desportiva e saudável e a promoção do convívio entre os vários estudantes. A promoção do desporto, quanto ferramenta fundamental para o incremento da saúde mental é, segundo a organização, um dos propósitos desta atividade.

Carolina Silva
ET AL.
Com fotografia de Marta França.

DESTAQUES