Procurar
Close this search box.

As agruras da vida numa ilha dourada

Há falta de água no Porto Santo e a vida torna-se penosa. Muitos emigram na promessa de uma vida melhor, mas um jovem e a sua prometida resistem na esperança de um futuro mais feliz na terra que os viu nascer.

A seca fustiga a ilha do Porto Santo. O gado morre à míngua de pasto, os homens desesperam, há quem emigre para a América em busca de terra menos madrasta. Gonçales resiste, apoiado no amor de Bastiana, a sua conversada, apesar do ricaço da ilha – João Venâncio – desejar a rapariga e tentar enleá-la por todos os meios. João Venâncio possui um poço farto, mas recusa vender água. Propõe-se, ao invés, comprar o gado aos camponeses pobres, com a devida desvalorização de mercado, evidentemente…

Uma voz (in)audível contra a tutela

Mensalmente a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira Ricardo Freitas Bonifácio Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA escreve este mês sobre os principais temas da luta estudantil referidos em maio no Dia da Universidade

Nascido em Lisboa, em 1983, Jorge Brum do Canto foi um cineasta e gastrónomo português cuja família é de origem madeirense e açoriana. Brum do Canto viveu uma parte importante da sua vida no Porto Santo, ilha onde possuía grandes propriedades e onde viveu das rendas agrícolas, dedicando-se à pesca desportiva. A cidade do Porto Santo possui um museu dedicado a este cineasta onde além dos galardões e distinções que recebeu ao longo da vida, se encontra material promocional das suas obras cinematográficas, incluindo A Canção da Terra. Da sua autoria é também o roteiro do famoso As pupilas do Senhor Reitor, baseado no romance de Júlio Dinis e dirigido por Leitão de Barros.

Canção da Terra, rodado no Porto Santo, em 1948, foi a primeira longa-metragem dirigida por Brum do Canto e conta com Oscar de Lemos, tornando-o num ator tão popular que lhe garantiu presença no elenco em algumas das mais populares obras do cinema português do século XX, como A Aldeia da Roupa Branca (1938), João Ratão (1940, que protagonizou) ou A Menina da Rádio (1944).

O professor ideal

O primeiro dia de aulas é sempre vivido com uma enorme ansiedade. É o dia de conhecer colegas novos, professores novos, uma faculdade nova. O mais importante é saber lidar com tudo isto, numa fracção de segundos. É o caso dos professores, é deles de quem temos grandes expectativas. Entrámos

Canção da Terra de Brum do Canto é a sugestão do Screenings Funchal e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sábado, 17 de fevereiro.

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Brum do Canto.

DESTAQUES