A 10 de maio de 2023 realizaram-se as cerimónias do Dia da Universidade, no ano em que se celebra o 35.º aniversário da instituição. A Académica da Madeira realizou uma manifestação para reforçar o desrespeito que sentimos da tutela relativamente à nossa Academia. Além de dar a conhecer os principais dados recolhidos sobre as dificuldades vividas pelos estudantes através do seu Observatório da Vida Estudantil, a Académica da Madeira abordou outras temáticas que considera fundamentais no Ensino Superior, dentro do conjunto de lutas que o movimento estudantil superior deve abraçar.

Alex Faria aponta “desigualdades graves no financiamento” das Universidades
Alex Faria, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, destacou os problemas que mais afetam os estudantes universitários na Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2022-2023. A Sessão realizou-se no dia 26 de outubro de 2022, pelas 17 horas, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Mais uma sala de aulas do Campus foi reabilitada
A ACADÉMICA DA MADEIRA aliou-se, em 2022, à Asseco PST e à Fundação Santander para reforma de mais uma sala de
A falta de investimento foi um dos temas mais abordados neste dia, com destaque em todas as intervenções no Colégio dos Jesuítas e com destaque nos cartazes envergados pelos estudantes da UMa, durante esta manifestação. Houve oportunidade de realçar as problemáticas das propinas, do abandono e da desistência escolar, da ação social, da precariedade nos empregos de investigação e da saúde mental dos universitários.
A clara falta de investimento no Ensino Superior prejudica a investigação científica e o normal funcionamento das instituições, quando estas se destacaram no quadro da pandemia pela sua importância na resolução deste flagelo mundial. Várias áreas do conhecimento foram fulcrais no combate à doença e à mitigação das suas consequências, trazendo explicações, modelos de respostas e inovações desenvolvidas em conjunto com o setor privado.
Muitos investigadores e docentes continuam com contratos precários, com a ausência de um vínculo estável que os possa fornecer das dignas condições de trabalho e de vida. Deve ser também garantido um investimento maior no setor, através da abertura de mais vagas para empregos científicos, evitando que os investigadores passem anos dependentes de um ciclo quase interminável de bolsas.
“A falta de investimento foi um dos temas mais abordados neste dia”
Passando às propinas, a redução do seu valor apresenta-se como uma das políticas académicas mais debatidas. As Instituições devem ser financiadas de forma adequada pelo Governo e as propinas, que representam um financiamento indireto das Universidades, continuam a ser um entrave para o ingresso e à frequência de cursos superiores. A bolsa de estudo, com alto cofinanciamento de fundos europeus, serve parcial ou totalmente para pagar as propinas, tornando-se uma fonte de receita para a instituição e não um apoio ao estudante e ao seu agregado familiar. Continuamos a reivindicar que a fórmula do cálculo da bolsa de estudos não deve ter como valor de referência a propina, ou pelo menos não se deve limitar a esse valor.
Continuamos a sofrer uma pandemia silenciosa. A saúde mental deve ser uma preocupação geral da sociedade e particularmente de toda a comunidade escolar portuguesa, sobretudo das instituições de ensino e investigação que devem criar ou desenvolver espaços próprios, dotados de recursos suficientes, para apoio psicológico à comunidade académica, assegurando uma resposta rápida e adequada a todos os pedidos de ajuda. Da mesma forma como existem indicadores, como o abandono escolar e a desistência, que continuam sem merecer a devida atenção, persistem, em muitos casos, a falta de dados e a transparência nesse campo. A UMa não é exceção no tratamento e no combate deficitário desses flagelos, sofrendo com as consequências da falta de investimento na compreensão e mitigação do fenómeno. Nos primeiros meses do ano letivo 2022-2023, mais de 300 estudantes (quase 10% da nossa comunidade estudantil) abandonaram ou desistiram dos seus estudos.

Universidade da Madeira: breve balanço de 2013-14
O ano de 2013-14 foi difícil, a começar, desde logo, por todos nós, docentes, funcionários não docentes e alunos, termos visto partir colegas, que nos eram queridos, e que deixaram a Universidade mais pobre. A nível externo prosseguiram as restrições à autonomia das universidades e os cortes orçamentais. Em 2013,

“Chegamos a 2023 e para a UMa não houve qualquer acordo ou transferência”
Dinis Ramos, deputado da Assembleia da República, defende que “as universidades insulares sejam respeitadas, como todas as outras, e se
Um papel ativo das Instituições e do Governo contribuirá para combater os problemas que afastam estudantes das instituições. Porém, com a constante falta de atenção e as tímidas ações por parte da tutela, pouca esperança existe. A manifestação realizada serviu para mostrar o descontentamento dos estudantes, que estão atentos ao comportamento e à desatenção do Ministério face àquele que é o percurso académico dos líderes do futuro.
Ricardo Freitas Bonifácio
Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA
Com fotografia de Pedro Pessoa.