A transição para o Ensino Superior, especialmente para os jovens universitários, representa uma passagem desafiante que pode acabar por potenciar quadros de stress e desequilíbrio, fruto de um ajustamento especialmente exigente que acaba por conduzir a impactos na vida desses jovens.
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Ministério quer reduzir o abandono escolar no ensino superior
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação sublinhou a necessidade de “reduzir” as taxas de abandono escolar após o primeiro ano de licenciatura e de adotar mecanismos para que os alunos com “desempenho menos bom possam recuperar”.
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À conversa com… Aline Bazenga
A primeira aula, a de 1992, no Colégio dos Jesuítas, nunca se repetiu. Depois de outras em colégios e liceus na
O programa MENTES BRILHANTES, criado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, com apresentação no dia 17 de maio, pretende conscientizar toda a comunidade para a importância que a saúde mental deve ter no quadro do Ensino Superior.
A ACADÉMICA DA MADEIRA deseja alcançar uma Universidade onde nenhum estudante se debate sozinho com problemas de saúde mental, tão comprometedores para a sua saúde e bem-estar, sendo igualmente fundamentais para o sucesso do seu percurso pessoal, familiar, académico e profissional.
Para garantir a saúde mental no seio universitário, a ACADÉMICA DA MADEIRA trabalhará com vários parceiros internos e externos, como o Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira e o Hospital da Luz, reforçando a consciência coletiva sobre as problemáticas do universo da saúde mental, desenvolvendo campanhas com os apoios dos profissionais de saúde, utilizando os seus meios de comunicação para difusão de boas práticas e trabalhando para que as suas atividades, projetos e programas incluam o universo da saúde mental.
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A AAUMa não podia adiar mais!
Depois da eterna espera para a resolução das indefinições dos apoios para a época em curso, a Associação Académica decidiu agir. Apesar das grandes dificuldades por que todos passamos, a
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Vice-Reitora afirma que a UMa não tem conseguido obter dados com os estudantes sobre desistência e abandono
A Vice-Reitora foi entrevistada pela ET AL. no início do ano letivo para falar sobre o Programa de Promoção de Sucesso
MENTES BRILHANTES inspira-se e segue o exemplo de conscientização e ativismo da organização não-governamental britânica Young Minds, que lidera o combate pela saúde mental das crianças e dos jovens no Reino Unido. A organização pretende “garantir que todos os jovens possam obter o apoio de saúde mental de que precisam, quando precisam, sem limites”.
A saúde mental e o universo LGBTI+
A apresentação do novo programa da ACADÉMICA DA MADEIRA, que acontece durante uma cerimónia pública no Campus Universitário envolvendo centenas de estudantes no dia de luta contra a homofobia, a transfobia e a bifobia, não é uma coincidência. Serve para alertar e reforçar a importância das questões de género e da sexualidade, num combate claro contra o preconceito, o assédio e a violência.
Para apoiar a conscientização da comunidade, a ACADÉMICA DA MADEIRA comissariou o desenvolvimento de uma ilustração, da artista madeirense Teresa Vieira, sob o mote “My Favourite Colour is Rainbow”, inspirando-se num trabalho de Adam Bridgland, encomendado pelo britânico Victoria and Albert Museum. A obra da madeirense defende, como divulgado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, os mesmos valores de alegria, de beleza, de cor, de diversão e de esperança. A ilustração serviu para produção de camisolas, comercializadas na GAUDEAMUS, as lojas da ACADÉMICA DA MADEIRA no Funchal, e em GAUDEAMUS.pt.
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Fisioterapia em pequenos animais
A fisioterapia é uma área médica com bases científicas na medicina humana e na medicina veterinária. O interesse nesta especialidade tem crescido muito nos últimos anos, multiplicando-se as técnicas disponíveis
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Percurso académico
Quando me lançaram o desafio de escrever esta crónica, e de falar sobre o meu percurso académico ao longo dos últimos
Com intuito de potencializar o desenvolvimento e a consciência da sociedade para a importância que a saúde mental tem, angariando apoios para promoção e execução da missão do programa, a ACADÉMICA DA MADEIRA convidou a socióloga Rubina Leal, atual vice-presidente do parlamento madeirense, para patrona do programa.
Ainda no dia 17 de maio ocorre a apresentação, no ISCTE em Lisboa, dos resultados de um estudo nacional sobre as necessidades das pessoas LGBTI+ e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, da identidade e expressão de género e das características sexuais, promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CCIG).
Alguns resultados do estudo foram tornados públicos indicando que, durante a pandemia, “a situação de vulnerabilidade, de discriminação e mesmo de violência sobre as pessoas LGBTI+ agravou-se”. Entre os mais jovens foram detetadas situações extremas, envolvendo o descrédito, a humilhação e a expulsão de casa.
O estudo da CCIG pretendeu proceder a uma “revisão da literatura nacional e internacional para conhecer o fenómeno da discriminação em função da orientação sexual, da identidade e da expressão de género e características sexuais (OIEC); identificar as necessidades das pessoas LGBTI e as razões da discriminação em função da OIEC e analisar o quadro legal nacional à luz das recomendações internacionais, sobre crimes e discurso de ódio”.
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Competências parentais e prevenção
A família continua a desempenhar um papel central no desenvolvimento e socialização de crianças e jovens. São elas que veiculam as normas, as regras e os valores que constituem a
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Da Chéquia para o Centro de Química da Madeira. Estágios Erasmus+ trazem investigadores de toda Europa
Matouš Řehák e Petr Buriánek foram dois jovens estudantes de química, oriundos da Chéquia, que ao abrigo do ERASMUS+, realizaram, em
Segundo a presidente da CCIG, em declarações ao semanário Expresso, “a escola ainda continua a ser um contexto de discriminação onde prevalece o bullying homofóbico e transfóbico”.
OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL como aliado
Há algumas semanas a ACADÉMICA DA MADEIRA, através do seu OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, tem estado a recolher dados na 10.ª edição do seu Inquérito às Dificuldades dos Estudantes da Universidade da Madeira. Nesse estudo, pela primeira vez, os estudantes são inquiridos sobre situações de assédio e violência dentro da Universidade. Nos últimos meses, várias instituições de Ensino Superior têm sido confrontadas com denúncias de membros das suas comunidades sobre situações de assédio e violência, em contexto académico. Muitas são criticadas pela passividade ou descrédito, evitando o tratamento adequado das queixas.
O quadro pandémico ditou uma alteração na relação social e académica de todos os estudantes desde março de 2020. A situação experimentada pelos estudantes universitários foi medida nos inquéritos realizados em 2020 e 2021.
Na edição de 2021 do estudo, 44,7% dos estudantes inquiridos assumiram ter sentido grandes dificuldades durante o ano letivo de 2020-2021. A maioria dos estudantes inquiridos continuava a considerar prejudicial o ensino à distância (45%), sendo que 29% dos inquiridos revelaram problemas de concentração.
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Praxe Académica
Os rituais de recepção dos alunos novos ao ensino superior são já tradições de longa data. A Praxe, do grego Praxis, numa das suas definições dicionarizadas, consiste num “conjunto de
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Contem com os estudantes!
Caros estudantes, professores e funcionários da UMa, Com a proposta aprovada em Senado Universitário, na passada Quarta-feira, inicia-se a adaptação da
Os resultados de 2022 serão divulgados no verão, após a análise de mais de 500 respostas recolhidas pela ACADÉMICA DA MADEIRA.
A saúde mental no centro da discussão
A UNICEF é um dos organismos que tem alertado para a importância da saúde mental das crianças e dos jovens. Segundo o estudo “A Situação Mundial da Infância 2021 – Na minha Mente: promover, proteger e cuidar da saúde mental das crianças”, o relatório mundial da UNICEF, “as crianças e jovens sofrem o impacto de uma saúde mental deficitária, sem que exista investimento significativo para a enfrentar”.
A organização das Nações Unidas calculava que, em todo o mundo, “mais de um em cada sete adolescentes, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, vivam com um distúrbio mental diagnosticado”. São quase 46 mil adolescentes que morrem anualmente de suicídio, uma das cinco causas principais causas de morte para o seu grupo etário.
A diretora Executiva da UNICEF, Henrietta Fore, declara que a “saúde mental é uma parte da saúde física – não nos podemos dar ao luxo de continuar a vê-la como se assim não fosse”. Nesse sentido, “durante demasiado tempo, tanto nos países ricos como nos pobres, temos visto muito pouca compreensão e muito pouco investimento num elemento crítico para maximizar o potencial de cada criança. Isto precisa de mudar”.
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Projecto de Bolonha na UMa
1. Demografia Pelas minhas contas deve haver cerca de 3000 nascimentos por ano se 50% chegarem ao superior, teríamos 1500 novos alunos por ano. É uma ilha. Merece algum planeamento
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Decência na docência
Os problemas do Ensino Superior português não estão distantes. Os cortes previstos chegam aos 8,5% do orçamento e a UMa tem,
Em setembro de 2021, Ana Matos Pires, assessora do Programa Nacional para a Saúde Mental, indicava que o suicídio era a “principal causa de morte junto de crianças e jovens adultos no país”, responsável pela morte de uma em cada seis mortes, de pessoas entre os dez e os 29 anos em Portugal.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com arte de Pedro Pessoa.