Os desafios da escola e da educação física é o tema que os estudantes de ensino apresentam. Nos próximos anos, serão precisos 34.500 novos professores

Os desafios da escola e da educação física é o tema que os estudantes de ensino apresentam. Nos próximos anos, serão precisos 34.500 novos professores

Entre 1 e 2 de março, um grupo de estudantes do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário organizam uma ação científico-pedagógica coletiva do Departamento de Educação Física e Desporto.

A comunicação social tem anunciado que são precisos 34.500 novos professores, até 2030, para compensar a aposentação dos atuais docentes. Cientes da importância da profissão, um grupo de estudantes do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira (UMa), promove uma ação científico-pedagógica coletiva, nos dias 1 e 2 de março. As inscrições devem ser realizadas através do formulário criado pela organização.

Leonardo Costa, da organização, refere que, na atualidade, “os docentes enfrentam um vasto leque de desafios, muito devido à evolução da sociedade, das tecnologias e do próprio ensino”. Foi com esse espírito que o grupo de estudantes destacou cinco desafios: a desigualdade educacional, a saúde mental, a diversidade, a utilização da tecnologia na sala de aula e a preparação para o mercado de trabalho.

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Sobre os desafios, a organização desenvolveu os cinco temas, destacando “a desigualdade educacional, face às diferenças económicas entre os alunos; a saúde mental, particularmente problemas associados ao stress, ansiedade que afetam significativamente o desempenho escolar dos alunos; a diversidade, sendo que é necessário criar ambientes inclusivos independentemente da raça, etnia, género, orientação sexual, religião, entre outros; a utilização da tecnologia na sala de aula, pois é uma ferramenta fundamental para rentabilizar o ensino, contudo, é necessário encontrar um equilíbrio saudável para evitar um excesso na sua utilização; e por fim, a preparação para o mercado de trabalho que está em constante mudança, sendo que deve-se preparar os alunos para o futuro e não apenas para o presente, algo que torna-se extremamente desafiante”.

Entendendo que a área disciplinar de Educação Física deve ser “cada vez mais valorizada como uma disciplina nuclear na escolaridade obrigatória”, Leonardo Costa defende que ela tem “um papel fundamental no desenvolvimento global dos alunos”, além de contribuir para o seu bem-estar físico e mental. Considerando que os “problemas de saúde mental são cada vez mais uma realidade”, os “hábitos de vida saudável nos alunos, com práticas de exercício físico regulares” irão melhorar a sua saúde mental.

No dia 1 de março, a formação acontece das 14:30 às 19:00, e no dia 2 de março, das 09:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30. A ação é validada pela Secretaria Regional de Educação, para os grupos de recrutamento 160, 260 e 620. Como referiu Leonardo Costa, os cinco desafios propostos pela organização “são extensivos a todos os professores, independentemente da área disciplinar que lecionam”.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Omar Ram.

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