Entre 25 de junho e 30 de setembro decorre o prazo de candidatura para atribuição da bolsa de estudo do Estado português.
O processo de candidatura é efetuado através de um formulário eletrónico e remoto, após credenciação, disponível aqui.
As bolsas de estudo são atribuídas no quadro do sistema de apoios sociais para a frequência dos cursos de Ensino Superior. A análise dos pedidos de atribuição de bolsa de estudo, no caso dos estudantes da Universidade da Madeira, são da competência dos Serviços de Ação Social da UMa (SASUMa).
Se o período entre 25 de junho e 30 de setembro é indicado para os estudantes bolseiros ou não bolseiros já inscritos no Ensino Superior, no caso dos estudantes candidatos ao Ensino Superior, através do Regime Geral de Acesso, o prazo acontece em simultâneo com a candidatura apresentada ao concurso nacional de acesso. Além disso, existe o prazo de 20 dias úteis após a matrícula ou inscrição para os estudantes cujo o ano letivo tenha início em data posterior ao mês de outubro.
Como esclarece a a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), “ocorrendo a inscrição antes de 30 de setembro o estudante dispõe sempre de um prazo de 20 dias úteis para submeter o requerimento, mesmo que esse prazo ultrapasse o dia 30 de setembro”. As datas limite de submissão do requerimento de atribuição de bolsas em 2022 podem ser consultadas aqui.
A DGES possui um vasto conjunto de esclarecimentos que pode ser consultado no seu portal. Caso o candidato tenha alguma dúvida, deverá contactar os Serviços de Ação Social da UMa através dos endereços sasuma@sas.uma.pt ou sasuma.info@sas.uma.pt, e do telefone 291 201 810. O portal dos SASUMa indica que o atendimento sobre as bolsas de estudo ocorre, de segunda a sexta, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Roman Wimmers.