Procurar
Close this search box.

O primeiro sarau do verão de 2023 celebra o encanto dos Fatum

Na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, às 21:00, os FATUM, grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, traz o encanto do fado ao Colégio dos Jesuítas do Funchal. Uma noite mágica aguarda uma audiência entusiasmada! Como de costume, a entrada é gratuita!
Gonçalo Direito e Maria Beatriz Ricardo, dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de maio de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

É o primeiro Sarau do verão de 2023, onde podemos contar com uma noite repleta de emoção e encanto. Sem dúvida que o evento será uma oportunidade única de mergulhar na rica história e tradição musical de Portugal, tendo-se escolhido um conjunto de canções mais animadas do fado de Coimbra.

Dia Nacional do Estudante

“Melhor Ensino, Menos Polícias. Menos espingardas, quartéis, repressão.” Isto exigiam os estudantes universitários no princípio de Março de 1962. Meses antes Santos Júnior, Ministro do Interior, havia ameaçado as AE’s com a PIDE em caso de insurreição. Entre 3 e 4 de Fevereiro, na Associação de Económicas de Lisboa criou-se

Entre as canções selecionadas, destacam-se o Vira de Coimbra e o Fado Corrido, melodias memoráveis que nos recordam o facto do fado português, até ao início do século XX, não ser apenas uma expressão musical, mas também uma dança. Será uma verdadeira viagem no tempo, em que poderemos vivenciar a energia contagiante destas composições e testemunhar a maneira como o fado evoluiu ao longo dos anos.

Além disso, esta noite especial será também uma homenagem aos finalistas que estamos a celebrar, servindo como maneira de parabenizá-los, tornando este momento ainda mais marcante. Para isso, podemos contar com a “Balada de Despedida do V Ano Jurídico de 1988”, a canção dedicada aos mesmos na Graduação que ocorreu no sábado passado.

Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O sarau acontecerá no Colégio dos Jesuítas, onde a música e as vozes emocionantes dos fadistas terão a capacidade de nos transportar para um universo de melancolia e saudade. Acompanhados pelos seus instrumentos, os artistas presentes proporcionarão uma experiência autêntica e inesquecível.

Catarina Perestrelo
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES