Procurar
Close this search box.

O primeiro sarau do verão de 2023 celebra o encanto dos Fatum

Na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, às 21:00, os FATUM, grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, traz o encanto do fado ao Colégio dos Jesuítas do Funchal. Uma noite mágica aguarda uma audiência entusiasmada! Como de costume, a entrada é gratuita!
Gonçalo Direito e Maria Beatriz Ricardo, dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de maio de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

É o primeiro Sarau do verão de 2023, onde podemos contar com uma noite repleta de emoção e encanto. Sem dúvida que o evento será uma oportunidade única de mergulhar na rica história e tradição musical de Portugal, tendo-se escolhido um conjunto de canções mais animadas do fado de Coimbra.

30 anos da Universidade da Madeira

A Universidade da Madeira (UMa) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 319-A/88, de 13 de setembro, tendo feito, portanto, 30 anos em setembro de 2018. A instalação da UMa prolongou-se por oito anos, período em que conheceu três Comissões Instaladoras, a última das quais presidida pelo professor João David Pinto Correia,

Entre as canções selecionadas, destacam-se o Vira de Coimbra e o Fado Corrido, melodias memoráveis que nos recordam o facto do fado português, até ao início do século XX, não ser apenas uma expressão musical, mas também uma dança. Será uma verdadeira viagem no tempo, em que poderemos vivenciar a energia contagiante destas composições e testemunhar a maneira como o fado evoluiu ao longo dos anos.

Além disso, esta noite especial será também uma homenagem aos finalistas que estamos a celebrar, servindo como maneira de parabenizá-los, tornando este momento ainda mais marcante. Para isso, podemos contar com a “Balada de Despedida do V Ano Jurídico de 1988”, a canção dedicada aos mesmos na Graduação que ocorreu no sábado passado.

Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O sarau acontecerá no Colégio dos Jesuítas, onde a música e as vozes emocionantes dos fadistas terão a capacidade de nos transportar para um universo de melancolia e saudade. Acompanhados pelos seus instrumentos, os artistas presentes proporcionarão uma experiência autêntica e inesquecível.

Catarina Perestrelo
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES