As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

Coimbra

Sexta é o primeiro sarau de outubro dos FATUM

Sexta-feira, 13 de outubro, a partir das 21:00, o Colégio dos Jesuítas do Funchal acolhe mais um sarau de Fado de Coimbra pelos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. A entrada será gratuita para todo o público que queira ter um serão em serenata.

LER MAIS...

Sarau inesquecível: ACADÉMICA DA MADEIRA encheu o palco de emoção e homenagem às mães em maio

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, atuaram na sexta-feira, 26 de maio. O próximo sarau de fados será em junho, a entrada do espetáculo, como habitual, acontece pela rua dos Ferreiros. A música tem o poder de unir pessoas de diferentes culturas e origens, e o fado, expressão artística profundamente enraizada na alma portuguesa, não é exceção.

LER MAIS...

Sarau de Fados dos FATUM anuncia noite memorável em maio

Na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 21:00, os FATUM, um conjunto de artistas da ACADÉMICA DA MADEIRA dedicados ao fado, irão realizar um espetáculo no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Espera-se que o evento atraia uma grande audiência. Como é habitual, a entrada será gratuita.

LER MAIS...

Saraus de fado regressam em janeiro

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, atuaram na sexta-feira, 2 de dezembro, no último sarau de fados de 2022. Depois da paragem devido à pandemia, e o regresso em setembro de 2021, os saraus foram variados e constantes em 2022.

LER MAIS...

Associação Académica de Coimbra reelege João Pedro Caseiro

João Pedro Caseiro foi reeleito, no dia 17 de novembro, para a Presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC). O estudante de mestrado em Administração Educacional da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra venceu por maioria absoluta ao alcançar 72,9 por cento dos 3303 votos contabilizados, de acordo com o noticiado pelo jornal A CABRA.

LER MAIS...

Dia Nacional do Estudante

“Melhor Ensino, Menos Polícias. Menos espingardas, quartéis, repressão.” Isto exigiam os estudantes universitários no princípio de Março de 1962. Meses antes Santos Júnior, Ministro do Interior, havia ameaçado as AE’s com a PIDE em caso de insurreição. Entre 3 e 4 de Fevereiro, na Associação de Económicas de Lisboa criou-se o Secretariado Nacional para representar os universitários portugueses e marcou-se o I Encontro Nacional, em Coimbra. A 28 de Fevereiro o Via Latina anunciou o programa do Encontro, entre 9 e 11 de Março, mas o movimento foi proibido, a 2 de Março, por notificação da Direcção da Académica de Coimbra pelo Comando da PSP. A Direcção chegou a pedir uma audiência a Lopes de Almeida, Ministro da Educação, seguindo para Lisboa para juntar-se à Reuniões-Inter-Associações, face à gravidade da situação. O Ministro recusou a audiência e a reunião foi tensa e cheia de ameaças. A 9 de Março, Lisboa e Coimbra viram a polícia a barrar autocarros cheios de estudantes que se deslocavam ao I Encontro Nacional. A contenda foi particularmente forte em Coimbra e a Crise teve início, com as autoridades a encerrarem a sede da Académica de Coimbra. Nos meses seguintes, vários estudantes foram expulsos das universidades e outros tantos acabarem encarcerados. Que estudante hoje faria este tipo de sacrifício por um bem maior? Algo se perdeu com o tempo… Carlos Diogo Pereira Alumnus da UMa

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS