Os saraus de fados são eventos culturais que celebram a rica tradição musical de Coimbra, destacando o estilo único do fado da cidade. Estes encontros artísticos que decorrem no Colégio dos Jesuítas do Funchal, reúnem músicos talentosos e entusiastas da música, proporcionando uma experiência única e emocionante.

A TUMa voa alto no El Açor
A TUMa, Tuna Universitária da Madeira, chegou triunfante de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel. O grupo participou na 22.ª edição de um dos maiores festivais internacionais de tunas masculinas do país, o El Açor, que decorreu nos passados dias 17 e 18 de março, no Coliseu Micaelense.

Final do prazo para inscrição em Exames de melhoria de nota
A Unidade de Assuntos Académicos divulgou um aviso a indicar o dia 7 de janeiro de 2023 como a data limite
Diversos são os temas da Canção de Coimbra que compõem o espetáculo dos FATUM. Um exemplo é a canção “Maria se fores ao Baile”, que presta homenagem ao mês de maio, este referente a Maria, mãe de Jesus, e às mães em geral. Além disso, no evento, também será interpretada a “Canção da Infância” de Luiz Goes, como forma de celebrar a proximidade do Dia da Criança. Considerando que maio de 1974 marcou o início da Democracia em Portugal, teremos a oportunidade de apreciar a balada de intervenção “Vejam Bem”, de Zeca Afonso.
Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal.
Para além dos artistas que estamos habituados a encontrar no espetáculo, podemos contar, pela primeira vez, com a presença de um novo membro do grupo, Maria Beatriz Ricardo, o segundo elemento feminino do grupo, que tocará guitarra clássica. Segundo a nova fadista, “atuar com o grupo de fados é sentir o que é a vida académica”. Também teremos o prazer de ter a presença do segundo membro mais antigo do grupo, David Freitas. De acordo com este instrumentista das guitarras clássica e de Coimbra, podemos esperar “um reportório já conhecido pelos madeirenses, tal como algumas músicas novas”.
Catarina Perestrelo
com Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.