Sarau inesquecível: ACADÉMICA DA MADEIRA encheu o palco de emoção e homenagem às mães em maio

Sarau inesquecível: ACADÉMICA DA MADEIRA encheu o palco de emoção e homenagem às mães em maio

Este artigo tem mais de 1 ano

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, atuaram na sexta-feira, 26 de maio. O próximo sarau de fados será em junho, a entrada do espetáculo, como habitual, acontece pela rua dos Ferreiros. A música tem o poder de unir pessoas de diferentes culturas e origens, e o fado, expressão artística profundamente enraizada na alma portuguesa, não é exceção.
João Freitas e Carlos Abreu, nos instrumentos, dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de maio de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O sarau de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, realizado na passada sexta-feira, 26 de maio, no Colégio dos Jesuítas, reuniu jovens talentosos que se dedicam a preservar e celebrar a tradição do fado. Com melodias nostálgicas, letras poéticas e uma atmosfera íntima, o sarau oferece uma experiência genuína aos espectadores, proporcionando-lhes um vislumbre da rica cultura portuguesa.

Dia Nacional do Estudante

“Melhor Ensino, Menos Polícias. Menos espingardas, quartéis, repressão.” Isto exigiam os estudantes universitários no princípio de Março de 1962. Meses antes

LER MAIS...

Sarah, uma espetadora dos Estados Unidos, referiu que ficou “impressionada com a emoção transmitida pelas vozes dos cantores”. Embora não compreendesse as palavras cantadas em português, enfatizou que conseguiu “sentir a paixão e a tristeza nas suas vozes, foi uma experiência autêntica e envolvente”.

Vindo da China, Li Wei referiu que “nunca tinha ouvido fado antes, mas fiquei fascinado com a sonoridade única e com a tristeza melancólica que permeia a música”. Tendo sido uma descoberta incrível, ficando “uma nova lembrança pela cultura portuguesa.”

Os FATUM atuam mensalmente no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Anna, uma espetadora da Alemanha, expressou a sua admiração pela voz dos fadistas e pela habilidade em “transmitir uma carga emocional tão intensa”. Durante o sarau, teve uma experiência emocionante ao ouvir a canção “Maria se fores ao Baile”, que presta homenagem ao mês de maio, Maria (mãe de Jesus) e a todas as mães. A presença de seus filhos durante o espetáculo tornou esse momento ainda mais especial para Anna, que descreveu como algo “verdadeiramente mágico”.

Durante a preparação do evento, a execução das tarefas necessárias contou com o apoio de vários voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA. Os voluntários provenientes dos programas de mobilidade Erasmus+, desempenharam um papel fundamental na divulgação do patrimônio cultural da região através do programa HERANÇA MADEIRENSE.

Tomás Santos de Pontes
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

Palavras-chave