Celebrar Portugal com as Artes, a Cultura e a História

CELEBRAR PORTUGAL é um projeto de dinamização e difusão pedagógica das Artes, da Cultura e da História da nossa região. É organizado pelo grupo de jovens "Compartilhando Culturas", em colaboração com a ACADÉMICA DA MADEIRA, sendo aberto a todos os interessados.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o grupo de jovens “Compartilhando Culturas” promove uma atividade gratuita às 10:30, com uma visita pelo circuito “Funchal Living Culture”, que integra o programa HERANÇA MADEIRENSE, da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Hoje é dia de Celebrar Portugal com as Artes, a Cultura e a História

A 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o grupo de estudantes “Compartilhando Culturas” realiza uma atividade especial para promover a valorização da cultura e da história regionais. A atividade consiste na visita orientada “Funchal: Cultura Viva”, que integra o programa HERANÇA MADEIRENSE, promovido pela

A visita, que parte do Colégio dos Jesuítas do Funchal, com uma duração de 90-120 minutos, será em Português, pela Baixa do Funchal, guiada pelo serviço de visitas da HERANÇA MADEIRENSE e protagonizada por atores do Teatro Bolo do Caco.

Três jovens estudantes da Universidade da Madeira, que são voluntários na ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentaram uma candidatura ao Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT), promovido pela Direção Regional de Juventude. A proposta apresentada prevê que a realização dessas visitas pedagógicas permitam a recolha de material, de testemunhos e de impressões para a criação de um portal educativo sobre o circuito. Através dessa ferramenta empreendedora, o grupo “Compartilhando Culturas” construirá um portal informativo que reunirá informações sobre as Artes, a Cultura e a História relacionadas com o circuito “Funchal Living Culture”.

As inscrições devem ser feitas através deste portal.

Outra componente do portal será facultar material para trabalho em contexto de sala de aulas ou em casa. Essas peças permitirão a realização de atividades adicionais, de preparação para a visita e de acompanhamento, após o circuito.

O grupo “Compartilhando Culturas” reforça que a cultura desempenha um papel fundamental na sociedade, sendo essencial para a construção de identidades, para a comunicação, para a preservação do património, para a promoção da diversidade, para o desenvolvimento económico e social, entre outros aspectos.

O grupo de jovens “Compartilhando Culturas” candidatou o projeto ao PRINT.

Considerando o seu papel central na formação dos jovens, os estudantes promotores do projeto pretendem reforçar os valores da cultura regional na comunidade educativa. A visita, gratuita para todos os participantes, deverá ser reservada através do portal de inscrições.

A colaboração da ACADÉMICA DA MADEIRA integrou o projeto no seu habitual circuito de visitas. Os percursos da HERANÇA MADEIRENSE são gratuitos para todos os jovens menores de 18 anos e para todos os estudantes da Universidade da Madeira. A ACADÉMICA DA MADEIRA, dessa forma, pretende reforçar a importância que o património cultural deve ter na vida dos jovens. Todos os anos, milhares de visitantes e madeirenses realizam as visitas do HISTORY TELLERS e participam das atividades da HERANÇA MADEIRENSE.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Maciej Śpiewakowski.

DESTAQUES