Procurar
Close this search box.

A HERANÇA MADEIRENSE assinala o World Heritage Day

A HERANÇA MADEIRENSE é um programa premiado da ACADÉMICA DA MADEIRA, desenvolvido desde 2016. O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, também conhecido como Dia do Património Mundial, é celebrado a 18 de abril de cada ano. Este ano, a HERANÇA MADEIRENSE assinala essa data com um vídeo promocional das suas visitas e com a oferta de um Passaporte Cultural aos nossos visitantes.
Criado em 2015, o circuito de visitas HISTORY TELLERS integra o programa HERANÇA MADEIRENSE desde 2016. A Assembleia Legislativa da Madeira é um dos monumentos desse circuito.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, também conhecido como Dia do Património Mundial, foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para conscientizar sobre a importância da preservação e proteção do património cultural e promover a sua diversidade. É um dia para celebrar o património cultural que nos rodeia e para incentivar todos a apreciar a riqueza e a singularidade dos monumentos e sítios de todo o mundo.

Tuna Universitária da Madeira recebe prémio no Porto

Regressada do Porto a TUMa participou há duas semanas no Festival Internacional de Tunas Universitárias da Universidade Portucalenses organizado pela Tuna Académica da Universidade Portucalenses onde se sagrou 8220 Tuna mais Tuna 8221

Em 2012, a ACADÉMICA DA MADEIRA inaugurou a GAUDEAMUS no Colégio dos Jesuítas do Funchal, dando início a um programa de difusão e valorização desse monumento secular. Em maio de 2013, a obra COLÉGIO DOS JESUÍTAS DO FUNCHAL – MEMÓRIA HISTÓRICA, de Rui Carita foi o começo dos trabalhos editoriais da ACADÉMICA DA MADEIRA que, no ano seguinte, passariam a estar sob a chancela da IMPRENSA ACADÉMICA.

Ainda em 2013, foi inaugurado, em quatro idiomas (Português, Inglês, Alemão e Francês), o circuito de visitas autónomas do Colégio dos Jesuítas do Funchal. Em setembro de 2014, arrancaram os trabalhos de desenvolvimento do circuito de áudio guias que foi inaugurado em 2015. O Colégio dos Jesuítas do Funchal foi o primeiro monumento do Funchal a ser dotado de um circuito de áudio guias, com um mapa desenvolvido para esse circuito pela mesma empresa que idealiza mapas da versão portuguesa da revista da National Geographic.

O programa HERANÇA MADEIRENSE angariou, ao longo dos anos, vários prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro.

Estudos feitos em outubro de 2015 para o desenvolvimento da imagem do programa HERANÇA MADEIRENSE apresentado em fevereiro de 2016

O primeiro circuito HISTORY TELLERS, um programa de visitas que a ACADÉMICA DA MADEIRA desenvolve no Funchal, foi inaugurado em 2014. Intitulado NO CORAÇÃO DA CIDADE, a visita percorre as ruas do núcleo medieval do Funchal, contando a sua história e apresentando o seu rico património. Atualmente, o HISTORY TELLERS é composto por quatro circuitos.

A 27 de fevereiro de 2016, o programa HERANÇA MADEIRENSE foi apresentado no Colégio dos Jesuítas do Funchal. A HERANÇA MADEIRENSE passou a congregar toda a oferta cultural e turística da ACADÉMICA DA MADEIRA. Exposições, saraus de música, apresentações e vários eventos são promovidos, anualmente, para enriquecer a oferta do Funchal. Ainda em 2016, a ACADÉMICA DA MADEIRA criou o Passaporte Cultural, um livreto para recolha de recordações de várias atrações da Madeira.

As visitas da HERANÇA MADEIRENSE são gratuitas para todos os jovens menores de 18 anos e para todos os estudantes da Universidade da Madeira. A ACADÉMICA DA MADEIRA, dessa forma, pretende reforçar a importância que o património cultural deve ter na vida dos jovens. Todos os anos, milhares de visitantes e madeirenses realizam as visitas do HISTORY TELLERS e participam das atividades da HERANÇA MADEIRENSE.

TROFÉU DO REITOR está de volta em dezembro

Aberto a qualquer interessado mesmo que fora da comunidade universitária madeirense o TROFÉU DO REITOR regressa a 28 de dezembro quinta feira As inscrições estão abertas no portal da prova até ao dia 21 de dezembro

O dia é marcado por vários eventos e atividades organizados por governos, organizações e comunidades para promover a conservação do património e a diversidade cultural.

Carlos Diogo Pereira
Com Luís Eduardo Nicolau e Tomás Santos Pontes
ET AL.
Com fotografia de Maciej Śpiewakowski.

DESTAQUES