Através do apoio da Caixa Geral de Depósitos, com o prémio Caixa Social de 2023, o programa HERANÇA MADEIRENSE, composto pelo circuito de visitas HISTORY TELLERS, prepara-se para entrar numa nova era. Em setembro de 2024, fruto dos trabalhos de investigação que foram realizados este ano, um novo ciclo de visitas começará a ser preparado para 2025.
Parte da conceção desta preparação foi realizada entre maio e junho, durante os trabalhos de preparação do congresso da Federation of European Storytelling. No evento, realizado no final de junho, Ismael Da Gama e Tiago Alves apresentaram o resultado de mais de dez anos de trabalho da ACADÉMICA DA MADEIRA no turismo, destacando os desafios que o programa perspetiva para os próximos anos.
Em retrospetiva, em 2012, o Colégio dos Jesuítas do Funchal recebeu o início de um programa de difusão e de valorização. No ano seguinte foi inaugurado um circuito de visitas autónomas ao monumento. O primeiro circuito HISTORY TELLERS, um programa de visitas que a ACADÉMICA DA MADEIRA desenvolve no Funchal, foi inaugurado em 2014. Desde então, dezenas de milhares de turistas e estudantes têm participado nos cinco circuitos de visitas que a estrutura estudantil da Universidade da Madeira (UMa) promove no centro do Funchal, a partir do Colégio dos Jesuítas do Funchal.
Celebrar Portugal com as Artes, a Cultura e a História
CELEBRAR PORTUGAL é um projeto de dinamização e difusão pedagógica das Artes, da Cultura e da História da nossa região. É organizado pelo grupo de jovens “Compartilhando Culturas”, em colaboração com a ACADÉMICA DA MADEIRA, sendo aberto a todos os interessados.
A HERANÇA MADEIRENSE recebeu três novas voluntárias alemãs
Luana, Greta e Natasha são as mais recentes jovens a integrar a ACADÉMICA DA MADEIRA, através do Corpo Europeu de Solidariedade.
Apesar de ser um serviço pago para os turistas que visitam a região, as visitas do HISTORY TELLERS são gratuitas para todos os jovens menores de 18 anos e para todos os estudantes da UMa. A ACADÉMICA DA MADEIRA, dessa forma, “pretende reforçar a importância que o património cultural deve ter na vida dos jovens”.
Depois de uma digressão pelo Reino Unido em janeiro, quando o Presidente da Direção, e um grupo de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA, foram recebidos no Palácio de Westminster, a sede do parlamento britânico, o programa HERANÇA MADEIRENSE continua a promover o seu trabalho. Para 2025, os FATUM, as editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA e o programa HERANÇA MADEIRENSE têm programadas novas ações de promoção junto dos mercados estratégicos para o turismo regional.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.