Num dos mais antigos parlamento do mundo a HERANÇA MADEIRENSE tem presença

A 2 de fevereiro, o Presidente da Direção e um grupo de voluntários da ACADÉMICA DA MADEIRA, que se encontrava no Reino Unido, foi recebido no Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico. A visita é parte da digressão que as editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA e os FATUM realizam no Reino Unido, para promoção da HERANÇA MADEIRENSE.
#image_title

O parlamento britânico é uma das mais antigas assembleia com poder legislativo do mundo, sendo fundado em 1265, como parlamento inglês, 11 anos após a realização da primeira experiência parlamentar da história de Portugal, as Cortes de Leiria, convocadas por D. Afonso III. A diferença é que em Portugal foi uma experiência pontual, ao passo que em Inglaterra é continuou a existir até aos nossos dias.

O edifício do parlamento britânico, o Palácio de Westminster é um dos monumentos mais icónicos do Reino Unido, especialmente reconhecido pela Elisabeth Tower, a torre do relógio, que acolhe o sino mais famosos do mundo, o Big Ben. Apesar de ser bastante popular realizar selfies diante de Westminster, a verdade é que o palácio praticamente não está aberto a visitas, exceto por convite.

Precisamente um destes convites foi feito aos voluntários da ACADÉMICA em Londres, aos quais se juntaram os membros do FATUM ainda estremunhados da curta viagem de regresso da ilha de Jersey, que os levou a uma visita guiada pelo Parlamento, no dia 2 de fevereiro. O convite partiu de funcionários do próprio parlamento, de origem portuguesa, que se interessaram pelo trabalho que estamos a desenvolver no Reino Unido, junto das comunidades portuguesas e resolveram recebermos no complexo. O palácio é neogótico, um estilo próprio dos finais da idade média, mas foi construído no século XIX, depois do anterior ter sido completamente destruído por um incêndio, em 1834.

O Parlamento Europeu recebeu os estudantes da Madeira

No dia 7 de fevereiro, o Parlamento Europeu acolheu JOURNEY TO PARADISE, um evento de promoção da Madeira organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A exposição de 10 fotografias de Joel Santos estará exposta em Bruxelas até sexta-feira, 10 de fevereiro.

Os dois espaços mais icónicos visitados foram a Câmara dos Lordes, onde os reis fazem os seus discursos de abertura oficial do parlamento, todos os anos, e a Câmara dos Comuns, onde Sir Winston Churchill fez o seu célebre discurso “We shall never surrender!” (Nunca nos renderemos! – aos Nazis). Aliás o próprio Churchill tem uma estátua de bronze no acesse à sala, no chamado Members Hall.

Apesar de ter sido uma experiência única ver o interior, também houve espaço para tirar fotografias com a torre do relógio, onde está o Big Ben, como fundo.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.

DESTAQUES