Procurar
Close this search box.

Hoje é dia de Celebrar Portugal com as Artes, a Cultura e a História

A 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o grupo de estudantes “Compartilhando Culturas” realiza uma atividade especial para promover a valorização da cultura e da história regionais. A atividade consiste na visita orientada “Funchal: Cultura Viva”, que integra o programa HERANÇA MADEIRENSE, promovido pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Em julho, há novas visitas agendadas.
Xavier Miguel, do Teatro Bolo do Caco, integra a visita "Funchal: Cultura Viva", parte do programa HERANÇA MADEIRENSE da ACADÉMICA DA MADEIRA. Fotografia de Luís Gonçalves.

A visita organizada pelo grupo de estudantes “Compartilhando Culturas” conta com a encenação dos atores do Teatro Bolo do Caco, que dão vida a algumas personagens na História da Madeira. Durante o percurso pela Baixa do Funchal, os participantes têm a oportunidade de explorar as artes, a cultura e a história da nossa cidade.

Docente da Universidade de Aveiro diz que comunidade LGBTI+ é “lixo humano”

Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro (UA) está a preparar uma ação para protestar contra o comportamento de um professor daquela instituição que dizem ter um discurso de “ódio” e “discriminação”. A Associação Académica da Universidade de Aveiro emitiu um comunicado, a 29 de junho, afirmando um “total

Remorsos de amor

Este fim de semana, a Screenings propõe-nos uma leitura cinematográfica do romance de Shusaku Endo “A Mulher que eu Abandonei”, que

LER MAIS...

João Carlos Vasconcelos, Artur Freitas e Tomás Pontes são estudantes da Universidade da Madeira (UMa), voluntários na ACADÉMICA DA MADEIRA, e apresentaram, em maio, uma candidatura ao Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT), promovido pela Direção Regional de Juventude. A proposta apresentada prevê a realização de visitas pedagógicas e a realização de um portal educativo sobre o circuito, através do qual os mais jovens podem explorar interativamente o centro do Funchal, o património e a história local, apresentados por personagens de diferentes épocas. A visita de 10 de junho permitiu recolher material visual, testemunhos e impressões dos participantes que irão ser integrados no portal educativo.

Três estudantes da UMa combinaram a visita “Funchal: Cultura Viva” com um projecto educativo.

Tomás Pontes, estudante de Gestão na UMa e membro do grupo “Compartilhando Culturas”, destaca tratar-se de “um momento importante de cultura e fundamental na nossa sociedade que contribui para a preservação do património, além do desenvolvimento económico e social”. Segundo João Vasconcelos, estudante de Engenharia Informática, o grupo está “confiante de que o evento irá cativar e encantar a todos os participantes, proporcionando uma experiência inesquecível de imersão na cultura portuguesa”.

O portal informativo de apoio ao circuito será desenvolvido pelo grupo “Compartilhando Culturas” e reunirá informações relevantes sobre as diversas manifestações artísticas, culturais e históricas relacionadas com o circuito.

Haverá nova visita nos dias 6 de julho, quinta-feira, e 22 de julho, sábado. No dia 6 de julho o circuito será conduzido em Inglês e no dia 22 de julho será, novamente, em Português.

Emancipação nipónica

A viúva Nobuko partilha residência com Tamiko e Junjiro, os dois filhos do seu falecido marido. Tamiko é uma jovem mulher com pretensões de independência, enquanto que Junjiro vive acamado, acometido por uma doença e a tristeza de uma separação recente. As tensões familiares crescem quando Nobuko decide procurar um

As inscrições para a visita do dia 22 de julho podem ser feitas através do portal criado pelo grupo. Além disso, o portal também disponibilizará material para uso em sala de aula ou em casa, permitindo a realização de atividades de preparação e acompanhamento antes e após o circuito, como recurso educativo autónomo.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Luís Gonçalves.

DESTAQUES