A 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o grupo de jovens “Compartilhando Culturas” organizou a primeira visita guiada pelo Funchal, a partir do Colégio dos Jesuítas, promovendo a valorização da cultura e história regionais. Dia 22 de julho acontece a segunda visita promovida pelo grupo de estudantes, com inscrições gratuitas.

Celebrar Portugal com as Artes, a Cultura e a História
CELEBRAR PORTUGAL é um projeto de dinamização e difusão pedagógica das Artes, da Cultura e da História da nossa região. É organizado pelo grupo de jovens “Compartilhando Culturas”, em colaboração com a ACADÉMICA DA MADEIRA, sendo aberto a todos os interessados.

A HERANÇA MADEIRENSE recebeu três novas voluntárias alemãs
Luana, Greta e Natasha são as mais recentes jovens a integrar a ACADÉMICA DA MADEIRA, através do Corpo Europeu de Solidariedade.
Funchal: Cultura Viva, que integra o programa HERANÇA MADEIRENSE, promovido pela ACADÉMICA DA MADEIRA, foi um marco no calendário cultural da região que encantou os participantes madeirenses e de outros territórios.
A próxima visita será a 22 de julho, a partir das 10:30, no Colégio dos Jesuítas.
Num percurso fascinante pelos centros históricos da Sé e de São Pedro, os participantes foram acompanhados por um guia do programa Herança Madeira da ACADÉMICA DA MADEIRA e assistiram a dez cenas dramatizadas por atores da Associação Teatro Bolo do Caco.

A HERANÇA MADEIRENSE assinala o World Heritage Day
A HERANÇA MADEIRENSE é um programa premiado da ACADÉMICA DA MADEIRA, desenvolvido desde 2016. O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, também conhecido como Dia do Património Mundial, é celebrado a 18 de abril de cada ano. Este ano, a HERANÇA MADEIRENSE assinala essa data com um vídeo promocional das

Hoje é dia de Celebrar Portugal com as Artes, a Cultura e a História
A 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o grupo de estudantes “Compartilhando Culturas” realiza uma
O passeio pelo espaço e pelo tempo do Funchal, atravessou as ruas das cidades manuelina à oitocentista, em mais de 400 anos de história local, em apenas duas horas, conhecendo um vasto património madeirense que é “uma herança, um valor e uma riqueza a ser protegida e valorizada, à semelhança de outras regiões”, afirmam os atores do Teatro Bolo do Caco.
A visita baseia-se no conhecimento que vários investigadores têm produzido sobre a Madeira, ao longo da sua história, a partir do qual foi definido o percurso, construídas as cenas e se deu vida aos diferentes personagens-tipo da história do Funchal.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.