Procurar
Close this search box.

Uma Jornada de Determinação e Liberdade Artística

O Sr. Asai reside em Nara com as suas três filhas: a mais velha, Chizuru, que regressou à casa da família após o falecimento do marido; a do meio, Ayako, em idade de casar, mas sem pressa de deixar o pai; e a mais nova, Setsuko, a mais vivaz das três irmãs, que sonha em mudar-se para a capital. Esta última é muito próxima de Shôji, o jovem cunhado de Chizuru que reside num templo próximo da família Asai. Um dia, ele recebe a visita de um velho amigo, Amamiya, que lhe fala sobre Ayako. Setsuko está convencida de que Shôji ainda nutre sentimentos pela sua irmã e fará de tudo para forçar o destino...

A Lua Ascendeu é um filme japonês realizado por Kinuyo Tanaka e lançado em 1955. Para além de dirigir, Tanaka também interpreta o papel principal no filme. Ela foi uma das atrizes mais aclamadas do Japão e tornou-se uma das poucas mulheres realizadoras da época.

ACADÉMICA DA MADEIRA participa na Festa do Livro de Belém

Entre 31 de agosto e 3 de setembro com entrada livre a residência oficial do Presidente da República o Palácio Nacional de Belém recebe a Festa do Livro A IMPRENSA ACADÉMICA e a CADMUS editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA participam no evento com dezenas de obras editadas nos últimos anos

A história do filme centra-se em Michiyo, uma talentosa cantora de ópera que luta para alcançar o sucesso num ambiente dominado por homens. Michiyo é uma mulher forte e determinada, mas enfrenta vários obstáculos ao longo da sua jornada. Ela é confrontada com a pressão da sociedade conservadora, que impõe expectativas restritivas às mulheres, e enfrenta dificuldades para conciliar a sua carreira e vida pessoal.

Kinuyo Tanaka foi uma renomada atriz e diretora japonesa, nascida em 29 de novembro de 1909, em Tóquio. Ela é amplamente reconhecida como uma das figuras mais proeminentes e talentosas da era de ouro do cinema japonês. Com uma carreira que abrangeu mais de seis décadas, Tanaka deixou um legado duradouro na indústria cinematográfica. Entre as maiores obras de Kinuyo Tanaka estão A Harpa da Birmânia (1956) e Crepúsculo em Tóquio (1957). Kinuyo Tanaka deixou uma marca indelével no cinema japonês, tanto como atriz talentosa quanto como pioneira na direção. A sua contribuição para a sétima arte é amplamente reconhecida e as suas obras continuam a ser apreciadas até aos dias de hoje.

O enredo aborda temas como amor, ambição, sacrifício e as restrições enfrentadas pelas mulheres na sociedade japonesa da época. Michiyo é retratada como uma mulher à frente do seu tempo, desafiando normas e lutando pela sua liberdade artística. O filme explora as suas lutas internas, os relacionamentos complicados e o seu desejo de encontrar a sua própria identidade como mulher e artista.

A Lua Ascendeu é elogiado pela sua narrativa envolvente, interpretações convincentes e a habilidade de realização de Kinuyo Tanaka. O filme aborda questões sociais relevantes e lança luz sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na busca pela autonomia e realização pessoal. É um drama emocionante e comovente que continua a ser apreciado como um marco no cinema japonês e na carreira de Kinuyo Tanaka.

O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, sugere a exibição do filme A Lua Ascendeu para sábado, 10 de junho. Os clientes NOS que possuem o cartão da empresa têm direito a dois bilhetes pelo preço de um. Caso o cliente deseje assistir sozinho, terá direito a um bilhete, além de um menu pequeno de pipocas e bebida como oferta. É uma excelente oportunidade para desfrutar de mais um grande momento de cinema proporcionado pelo Screenings Funchal.

Convidamo-lo a assistir a este filme com a nossa companhia. Até lá, dê uma vista de olhos no portal do Screenings Funchal e veja a antevisão que lhe deixamos.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Kinuyo Tanaka.

DESTAQUES