Procurar
Close this search box.

Gesso de Jaime Moniz na UMa

Está em exposição no piso -1 da Universidade da Madeira, cedido pela Câmara Municipal do Funchal, o gesso, em tamanho real, da estátua de Jaime Moniz, que foi, recentemente, restaurada.

Esta cedência decorre no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal do Funchal e a Universidade da Madeira, permitindo, deste modo, aprofundar a relação entre estas duas instituições, bem como valoriza a circulação de obras de arte escultóricas relevantes, como salientou a vereadora Isabel Costa, na presença do reitor da Uma, Sílvio Fernandes.

Refira-se que a escultura original de Jaime Moniz necessitou de um exemplar em tamanho real para acompanhar a criação da estátua que seria mais tarde erguida em frente à Escola Secundária Jaime Moniz em mármore, inaugurada a 18 de fevereiro 1962.

Ao longo destes anos o gesso sofreu danos ligeiros e, mais recentemente, em fevereiro de 2010, sofreu danos acentuados. Tendo em consideração a importância cultural que este exemplar acarreta e o seu estado, a escultura necessitou de uma intervenção profunda, sendo que o restauro foi efetuado em cerca de 2 meses.

Após este processo, o gesso esteve em exibição na exposição “Mestre Anjos Teixeira”, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, entre junho e agosto de 2021.

Sobre Pedro Anjos Teixeira, note-se que, aos 51 anos, muda-se para a cidade do Funchal, vivendo por cerca de duas décadas na ilha da Madeira, onde desenvolve carreira de docente na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, desenvolvendo em paralelo a sua atividade artística e sua carreira como jornalista e como dinamizador da Orquestra de Câmara do Funchal.

Durante os anos 80 regressa a Sintra, vem a falecer em 1997 deixando um importante legado escultórico à cidade do Funchal.

Câmara Municipal do Funchal

Nota dos editores: na imagem, Sílvio Fernandes, reitor da UMa, e Isabel Costa, vereadora da Câmara Municipal do Funchal que tem os pelouros da Educação e Cidadania e da Ciência, Conhecimento e Inovação. A imagem é propriedade da autarquia.

DESTAQUES