A ignorância dos nossos universitários

Este é o título de uma peça da revista Sábado muito comentada nas redes sociais. Trata-se de uma série de entrevistas a estudantes do ensino superior português que tem por objectivo aferir até que ponto é que estes sabem responder a perguntas de cultura geral sobre vários temas e ramos.

Achei decadente o facto de surgirem questões como “Qual a fórmula química da água?” onde se obtêm respostas descabidas, de entre elas “pH0”. Ou ainda “Qual a capital dos Estados Unidos da América?” e um estudante responder “Inglaterra”. Não, meus senhores, também não foi o Leonardo DiCaprio quem pintou o Mona Lisa e o Mel Gibson ainda não é a Chanceler Alemã. O fundador da Microsoft não foi, e passo a citar “aquele que morreu há pouco tempo” e o Egas era uma personagem da famosa animação infantil, como tal, nunca escreveu “Os Maias”.

Atrevi-me a partilhar o vídeo nas redes sociais, o que por muitos já havia sido feito nas horas e dias anteriores. Digo “atrevi-me” porque sou um estudante universitário que não domina todos os temas e não quero com isto fazer troça dos colegas entrevistados nessa peça. A minha publicação teve muitos “Likes” e foi também alvo de inúmeros comentários, entre os quais a publicação de um vídeo semelhante, mas desta feita tendo como entrevistados docentes portugueses. Ao ser confrontada com a questão “Quem foi o primeiro presidente da república de Portugal”, uma professora quarentona responde com ar enfadonho “Está-me a pregar uma grande partida!”. Após pensar um pouco a dita docente chegou à conclusão de que o primeiro Presidente da República tinha sido Francisco Costa Gomes. Se preferirem podem assistir ainda a um professor a afirmar que a raiz quadrada de nove é trinta e seis.

Logicamente que estas peças não retratam um todo da Educação Portuguesa mas sim alguns elementos mais descuidados ou pouco recordados da matéria do Ensino Básico.

Tendo em conta o que vi, e se me permitem fazer uso da gíria popular, “venha o diabo e escolha”…

Pedro Ideia
Colaborador da AAUMa e do Voz na Matéria

OS NOSSOS PARCEIROS
A NOSSA EQUIPA