Centro de Química da Madeira apresenta resultados de um ano de investigação

Avaliado como "Excelente" pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Centro de Química da Madeira mostra e discute os resultados da investigação realizada no último ano no seu 10.º Encontro Anual, a decorrer quinta-feira e sexta-feira, no Campus Universitário da Penteada.
João Rodrigues, Coordenador Científico do CQM para o biénio 2023-2024.

O Encontro começa hoje, 1  de junho, às 09:00,  na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus Universitário da Penteada.

Centro de Química da Madeira

O Centro teve, desde sempre, uma visão de longo prazo para a divulgação da Química e, é um dos seus objetivos, continuar a encontrar formas de promover a Química enquanto ciência. O Centro de Química da Madeira (CQM), está, desde a sua fundação, empenhado em estimular o interesse pela área

O 10.º Encontro Anual do Centro de Química da Madeira (CQM) foca-se nas áreas de Saúde e Bem-estar, de Segurança e Qualidade Agroalimentar, e de Recursos e Tecnologias do Mar, consideradas estratégicas no desenvolvimento das comunidades. “Só podemos pensar o futuro se podermos, hoje, construir o presente”, refere João Rodrigues, investigador e coordenador científico do CQM. Com mais uma avaliação ao Centro pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) prevista para o final de 2023, o Encontro permite aos investigadores do CQM “estarmos em condições de nos candidatarmos e, depois, obter a melhor classificação possível (“prognósticos só no fim do jogo”)”.

O Encontro começa a 1  de junho

João Rodrigues indica que”os grandes desafios que o CQM tem no curto/médio prazo, podem dividir-se em 3 grandes tópicos: (1) Aumento da massa crítica e rejuvenescimento da equipa de investigadores; (2) Consolidação e renovação das infraestruturas (equipamentos e espaços de laboratórios); (3) A manutenção da nossa competitividade internacional passa também, por acolhermos e aplicarmos às nossas áreas de investigação, as tendências da atualidade (big data, artificial intelligence, machine learning e robótica)”.

Centro de Química da Madeira promove a Winter School

O Centro de Química da Madeira (CQM) vai organizar, entre os dias 5 e 9 dezembro, a primeira edição da sua Escola de Inverno, dedicada ao tema “Building the future of drug discovery: Selected therapeutic approach breakthroughs. Why and how?”.

Além da FCT, o CQM é uma unidade de investigação da UMa também apoiada pela ARDITI e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Aberto a todos os interessados previamente inscritos, o Encontro tem um programa composto por apresentações de trabalhos de dezenas de investigadores.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES