O Encontro começa hoje, 1 de junho, às 09:00, na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus Universitário da Penteada.

Giulia Riccio estuda biomarcadores para diagnósticos e prognósticos clínicos
A fazer o seu doutoramento, Giulia é uma investigadora italiana a trabalhar na Universidade da Madeira, no Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de investigação apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Há 25 bolsas de doutoramento disponíveis
A ARDITI abriu candidaturas para 25 bolsas de investigação para doutoramento em 2024-2025, promovendo a ligação entre o meio académico e
O 10.º Encontro Anual do Centro de Química da Madeira (CQM) foca-se nas áreas de Saúde e Bem-estar, de Segurança e Qualidade Agroalimentar, e de Recursos e Tecnologias do Mar, consideradas estratégicas no desenvolvimento das comunidades. “Só podemos pensar o futuro se podermos, hoje, construir o presente”, refere João Rodrigues, investigador e coordenador científico do CQM. Com mais uma avaliação ao Centro pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) prevista para o final de 2023, o Encontro permite aos investigadores do CQM “estarmos em condições de nos candidatarmos e, depois, obter a melhor classificação possível (“prognósticos só no fim do jogo”)”.
O Encontro começa a 1 de junho
João Rodrigues indica que”os grandes desafios que o CQM tem no curto/médio prazo, podem dividir-se em 3 grandes tópicos: (1) Aumento da massa crítica e rejuvenescimento da equipa de investigadores; (2) Consolidação e renovação das infraestruturas (equipamentos e espaços de laboratórios); (3) A manutenção da nossa competitividade internacional passa também, por acolhermos e aplicarmos às nossas áreas de investigação, as tendências da atualidade (big data, artificial intelligence, machine learning e robótica)”.

Da Chéquia para o Centro de Química da Madeira. Estágios Erasmus+ trazem investigadores de toda Europa
Matouš Řehák e Petr Buriánek foram dois jovens estudantes de química, oriundos da Chéquia, que ao abrigo do ERASMUS+, realizaram, em setembro de 2022, um estágio de duas semanas no

UMa acolhe a 28.ª edição d’A Química é Divertida
Entre 23 e 24 de novembro, o Centro de Química da Madeira organiza a 28.ª edição do “A Química é Divertida”,
Além da FCT, o CQM é uma unidade de investigação da UMa também apoiada pela ARDITI e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Aberto a todos os interessados previamente inscritos, o Encontro tem um programa composto por apresentações de trabalhos de dezenas de investigadores.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.