Procurar
Close this search box.

Universidade de Coimbra pretende abandonar os exames em papel

Trata-se de um projeto inovador, que começa na próxima época de exames e que pretende aplicar os exames digitais, sem recurso a papel. Segundo o reitor, na época de exames do 1.º semestre letivo, Coimbra terá uma fase piloto de "exames com recurso a um sistema informático".

A Agência Lusa avançou que a Universidade de Coimbra (UC) pretende abandonar os exames em papel, avançando com uma versão digital, realizada em dispositivos eletrónicos, disponibilizados pela academia, para toda a universidade.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, em declarações à Agência Lusa, referiu que, neste ano letivo, na primeira época de exames haverá uma “fase piloto exames com recurso a um sistema informático”, abandonado, desta forma, o papel.

A UC pretende abandonar os exames em papel

De acordo com o dirigente universitário, a UC desenvolveu um programa que possibilita aos docentes a realização de um exame presencial, num tablet da instituição. O programa implementado permitirá, quando aplicável, correções automatizadas e a verificação de fraudes.

A segurança, segundo Amílcar Falcão, está garantida. No ano letivo 2023-2024, a UC prevê o alargamento da medida a toda a instituição.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de MChe Lee.

DESTAQUES