Procurar
Close this search box.

Sarau de fados regressa no dia 8 de setembro

Na sexta-feira, 8 de setembro, às 21:00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, regressa o Sarau de Fados de Coimbra com os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. Depois de uma curta pausa em agosto, os FATUM voltam ao espaço emblemático.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de junho de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Milhares de estudantes preparam-se para partir para várias universidades e politécnicos portugueses. É o momento do adeus, um dos temas emblemáticos da Canção de Coimbra, a arte que os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, preserva na Madeira através das suas atuações e gravações.

Uma voz (in)audível contra a tutela

Mensalmente a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira Ricardo Freitas Bonifácio Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA escreve este mês sobre os principais temas da luta estudantil referidos em maio no Dia da Universidade

Em setembro, o antigo colégio da Companhia de Jesus, que alberga o programa HERANÇA MADEIRENSE da ACADÉMICA DA MADEIRA, volta a receber um sarau dos FATUM. A poucos dias do início do ano letivo, o grupo prepara o início da temporada 2023-2024, que contará com várias atuações, em Portugal e no estrangeiro.

Formado por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, os FATUM acolhem jovens de qualquer instituição do Ensino Superior para os instrumentos de corda e para as vozes da famosa Canção de Coimbra.

Com “Capa negra de saudade… no momento da partida”, os FATUM dizem até breve a Júlia Dória, estudante do 3.º ano de Medicina na UMa, que  irá continuar a sua licenciatura na Universidade de Lisboa, deixando a emocionada promessa de vir tocar com o “meu grupo sempre nas férias, ou quando encontrar uma viagem barata para a Madeira”.

Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Júlia Dória, Diogo Freitas, Carlos Diogo Pereira, Carlos Abreu, David Freitas, João Emanuel Freitas e Gonçalo Direito formam os FATUM.

As entradas para o sarau são gratuitas e feitas pela rua dos Ferreiros.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES