Sarau de fados regressa no dia 8 de setembro

Sarau de fados regressa no dia 8 de setembro

Na sexta-feira, 8 de setembro, às 21:00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, regressa o Sarau de Fados de Coimbra com os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. Depois de uma curta pausa em agosto, os FATUM voltam ao espaço emblemático.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de junho de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Milhares de estudantes preparam-se para partir para várias universidades e politécnicos portugueses. É o momento do adeus, um dos temas emblemáticos da Canção de Coimbra, a arte que os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, preserva na Madeira através das suas atuações e gravações.

Em setembro, o antigo colégio da Companhia de Jesus, que alberga o programa HERANÇA MADEIRENSE da ACADÉMICA DA MADEIRA, volta a receber um sarau dos FATUM. A poucos dias do início do ano letivo, o grupo prepara o início da temporada 2023-2024, que contará com várias atuações, em Portugal e no estrangeiro.

Formado por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, os FATUM acolhem jovens de qualquer instituição do Ensino Superior para os instrumentos de corda e para as vozes da famosa Canção de Coimbra.

Com “Capa negra de saudade… no momento da partida”, os FATUM dizem até breve a Júlia Dória, estudante do 3.º ano de Medicina na UMa, que  irá continuar a sua licenciatura na Universidade de Lisboa, deixando a emocionada promessa de vir tocar com o “meu grupo sempre nas férias, ou quando encontrar uma viagem barata para a Madeira”.

TRIBUTO AO FADO, TRIBUTO À LIBERDADE celebra 50 anos de Democracia

A ACADÉMICA DA MADEIRA assinala o 50.º Aniversário do 25 de Abril com quatro eventos. A 13 de abril, a apresentação do primeiro “o primeiro trabalho, cientificamente realizado no âmbito da História, sobre a Revolução do 25 de Abril na Madeira”, de Lino Bernardo Calaça Martins. A 24 de abril, os Fatum participam do “Concerto Monumental dos 50 anos do 25 de Abril de 1974”, promovido pela autarquia do Funchal. No sábado, 27 de abril, o grupo de fados sobre o palco do Centro Cultural e de Investigação do Funchal para o espetáculo “Tributo ao Fado, Tributo à Liberdade”. A exposição “É Proibido Proibir” encerra a programação no final de abril, promovida na Universidade da Madeira.

Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Júlia Dória, Diogo Freitas, Carlos Diogo Pereira, Carlos Abreu, David Freitas, João Emanuel Freitas e Gonçalo Direito formam os FATUM.

As entradas para o sarau são gratuitas e feitas pela rua dos Ferreiros.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.