Sarau de fados regressa no dia 8 de setembro

Na sexta-feira, 8 de setembro, às 21:00, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, regressa o Sarau de Fados de Coimbra com os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA. Depois de uma curta pausa em agosto, os FATUM voltam ao espaço emblemático.
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, no sarau de junho de 2023, na antiga capela de N. S. de Belém, no Colégio dos Jesuítas do Funchal.

Milhares de estudantes preparam-se para partir para várias universidades e politécnicos portugueses. É o momento do adeus, um dos temas emblemáticos da Canção de Coimbra, a arte que os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, preserva na Madeira através das suas atuações e gravações.

Os FATUM encerram a temporada 2022-2023 com a estreia de Beatriz Luís

As atuações voltam a 8 de setembro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Depois de vários meses a aprender guitarra clássica e a ensaiar, Beatriz Luís é a mais recente integrante dos FATUM a apresentar-se ao público. A sua estreia marcou o encerramento da temporada do ano letivo 2022-2023.

Em setembro, o antigo colégio da Companhia de Jesus, que alberga o programa HERANÇA MADEIRENSE da ACADÉMICA DA MADEIRA, volta a receber um sarau dos FATUM. A poucos dias do início do ano letivo, o grupo prepara o início da temporada 2023-2024, que contará com várias atuações, em Portugal e no estrangeiro.

Formado por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, os FATUM acolhem jovens de qualquer instituição do Ensino Superior para os instrumentos de corda e para as vozes da famosa Canção de Coimbra.

Com “Capa negra de saudade… no momento da partida”, os FATUM dizem até breve a Júlia Dória, estudante do 3.º ano de Medicina na UMa, que  irá continuar a sua licenciatura na Universidade de Lisboa, deixando a emocionada promessa de vir tocar com o “meu grupo sempre nas férias, ou quando encontrar uma viagem barata para a Madeira”.

Sentes que um tempo acabou? Para quase cinco centenas de estudantes, sim!

No sábado, às 21:00, o Colégio dos Jesuítas do Funchal recebe o primeiro evento do CARUNCHO, as festividades que celebram o final do curso de centenas de finalistas da Universidade da Madeira, da Universidade Aberta e da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. A entrada, como habitual,

Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Júlia Dória, Diogo Freitas, Carlos Diogo Pereira, Carlos Abreu, David Freitas, João Emanuel Freitas e Gonçalo Direito formam os FATUM.

As entradas para o sarau são gratuitas e feitas pela rua dos Ferreiros.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.