Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Os FATUM encerram a temporada 2022-2023 com a estreia de Beatriz Luís

Os FATUM encerram a temporada 2022-2023 com a estreia de Beatriz Luís

Este artigo tem mais de 1 ano

As atuações voltam a 8 de setembro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Depois de vários meses a aprender guitarra clássica e a ensaiar, Beatriz Luís é a mais recente integrante dos FATUM a apresentar-se ao público. A sua estreia marcou o encerramento da temporada do ano letivo 2022-2023.
Beatriz Luís integra os FATUM há vários meses, estreando nos saraus em julho de 2023.

Sexta-feira, 28 de julho, a antiga Capela de Nossa Senhora de Belém no Colégio dos Jesuítas recebeu o último sarau de fados do ano letivo, repleta de visitantes estrangeiros e de muitos portugueses amantes do fado de Coimbra.

Entre os instrumentistas uma cara nova, Beatriz Luís, madeirense de nascimento e estudante do 1.º ano da licenciatura em Medicina da Universidade da Madeira (UMa), a mais recente guitarra clássica do grupo, em estreia absoluta neste sarau.

“[…] fazer parte deste grupo tem sido uma experiência bastante enriquecedora para mim em vários aspetos desta palavra, desde a oportunidade que me deu em aprender um novo instrumento e aprimorar as minhas capacidades ao longo destes últimos meses, até ao facto de me manter num contacto mais íntimo com a cultura musical portuguesa e a cultura académica, que é o que é nosso”, refere a estudante.

Beatriz Luís teve vários meses de aprendizagem e de ensaio, no que considera ter sido “uma jornada incrível, e penso que vai continuar a ser! Tem auxiliado imenso no meu crescimento pessoal fazer parte do grupo.”

Os FATUM somam, em 2023, dezenas de atuações em Portugal e no estrangeiro

Antes de entrar para sala, confessou: “Espero que no sarau corra tudo bem! Estou um bocadinho nervosa, mas eu acho que o mais importante é que corra tudo mais ou menos bem, e toda a gente se divirta.”

Este sarau foi também o concerto de despedida de Júlia Dória, a primeira mulher a tocar e a cantar nos Fatum, e uma das primeiras a integrar um grupo de Fado de Coimbra na história deste género musical. Despedindo-se em grande, a solista interpretou clássicos de Coimbra, como o histórico Fado Hilário, além dos de Amália Rodrigues e do madeirense Max, deste último Ó ai, Menina, ó ai!, de João Nobre e Joaquim Luiz Gomes.

Júlia Dória, estudante do 3.º ano de Medicina na UMa, irá continuar a sua licenciatura na Universidade de Lisboa, deixando a emocionada promessa de vir tocar com o “meu grupo sempre nas férias, ou quando encontrar uma viagem barata para a Madeira”. O grupo dedicou-lhe a canção com que tradicionalmente encerra os espetáculos, a popular Balada de Despedida do 6.º Ano Médico de 1958, de Francisco Bandeira Mateus e Fernando Machado Soares.

Os FATUM regressam em setembro ao Colégio para retomar os seus saraus regulares de entrada livre.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.

Palavras-chave