Os FATUM encerram a temporada 2022-2023 com a estreia de Beatriz Luís

As atuações voltam a 8 de setembro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Depois de vários meses a aprender guitarra clássica e a ensaiar, Beatriz Luís é a mais recente integrante dos FATUM a apresentar-se ao público. A sua estreia marcou o encerramento da temporada do ano letivo 2022-2023.
Beatriz Luís integra os FATUM há vários meses, estreando nos saraus em julho de 2023.

Sexta-feira, 28 de julho, a antiga Capela de Nossa Senhora de Belém no Colégio dos Jesuítas recebeu o último sarau de fados do ano letivo, repleta de visitantes estrangeiros e de muitos portugueses amantes do fado de Coimbra.

O Parlamento Europeu recebeu os estudantes da Madeira

No dia 7 de fevereiro, o Parlamento Europeu acolheu JOURNEY TO PARADISE, um evento de promoção da Madeira organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A exposição de 10 fotografias de Joel Santos estará exposta em Bruxelas até sexta-feira, 10 de fevereiro.

Entre os instrumentistas uma cara nova, Beatriz Luís, madeirense de nascimento e estudante do 1.º ano da licenciatura em Medicina da Universidade da Madeira (UMa), a mais recente guitarra clássica do grupo, em estreia absoluta neste sarau.

“[…] fazer parte deste grupo tem sido uma experiência bastante enriquecedora para mim em vários aspetos desta palavra, desde a oportunidade que me deu em aprender um novo instrumento e aprimorar as minhas capacidades ao longo destes últimos meses, até ao facto de me manter num contacto mais íntimo com a cultura musical portuguesa e a cultura académica, que é o que é nosso”, refere a estudante.

Beatriz Luís teve vários meses de aprendizagem e de ensaio, no que considera ter sido “uma jornada incrível, e penso que vai continuar a ser! Tem auxiliado imenso no meu crescimento pessoal fazer parte do grupo.”

Os FATUM somam, em 2023, dezenas de atuações em Portugal e no estrangeiro

Antes de entrar para sala, confessou: “Espero que no sarau corra tudo bem! Estou um bocadinho nervosa, mas eu acho que o mais importante é que corra tudo mais ou menos bem, e toda a gente se divirta.”

Este sarau foi também o concerto de despedida de Júlia Dória, a primeira mulher a tocar e a cantar nos Fatum, e uma das primeiras a integrar um grupo de Fado de Coimbra na história deste género musical. Despedindo-se em grande, a solista interpretou clássicos de Coimbra, como o histórico Fado Hilário, além dos de Amália Rodrigues e do madeirense Max, deste último Ó ai, Menina, ó ai!, de João Nobre e Joaquim Luiz Gomes.

O “Fado do Hilário” para assinalar o Dia Nacional do Estudante

Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentam um novo videoclipe com a canção “Fado Hilário”, gravado em Bruxelas, para assinalar o Dia Nacional do Estudante. Augusto Hilário da Costa Alves (1864-1896) foi um dos mais conhecidos poetas e intérpretes de Coimbra, sendo da sua autoria o

Júlia Dória, estudante do 3.º ano de Medicina na UMa, irá continuar a sua licenciatura na Universidade de Lisboa, deixando a emocionada promessa de vir tocar com o “meu grupo sempre nas férias, ou quando encontrar uma viagem barata para a Madeira”. O grupo dedicou-lhe a canção com que tradicionalmente encerra os espetáculos, a popular Balada de Despedida do 6.º Ano Médico de 1958, de Francisco Bandeira Mateus e Fernando Machado Soares.

Os FATUM regressam em setembro ao Colégio para retomar os seus saraus regulares de entrada livre.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.

LER MAIS
DESTAQUES