Sexta-feira, 28 de julho, a antiga Capela de Nossa Senhora de Belém no Colégio dos Jesuítas recebeu o último sarau de fados do ano letivo, repleta de visitantes estrangeiros e de muitos portugueses amantes do fado de Coimbra.

O Parlamento Europeu recebeu os estudantes da Madeira
No dia 7 de fevereiro, o Parlamento Europeu acolheu JOURNEY TO PARADISE, um evento de promoção da Madeira organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A exposição de 10 fotografias de Joel Santos estará exposta em Bruxelas até sexta-feira, 10 de fevereiro.

Estudantes cantam no Baltazar Dias
A ACADÉMICA DA MADEIRA comemora o 10.º Aniversário dos FATUM no Teatro Municipal de Baltazar Dias, no dia 29 de abril,
Entre os instrumentistas uma cara nova, Beatriz Luís, madeirense de nascimento e estudante do 1.º ano da licenciatura em Medicina da Universidade da Madeira (UMa), a mais recente guitarra clássica do grupo, em estreia absoluta neste sarau.
“[…] fazer parte deste grupo tem sido uma experiência bastante enriquecedora para mim em vários aspetos desta palavra, desde a oportunidade que me deu em aprender um novo instrumento e aprimorar as minhas capacidades ao longo destes últimos meses, até ao facto de me manter num contacto mais íntimo com a cultura musical portuguesa e a cultura académica, que é o que é nosso”, refere a estudante.
Beatriz Luís teve vários meses de aprendizagem e de ensaio, no que considera ter sido “uma jornada incrível, e penso que vai continuar a ser! Tem auxiliado imenso no meu crescimento pessoal fazer parte do grupo.”
Os FATUM somam, em 2023, dezenas de atuações em Portugal e no estrangeiro
Antes de entrar para sala, confessou: “Espero que no sarau corra tudo bem! Estou um bocadinho nervosa, mas eu acho que o mais importante é que corra tudo mais ou menos bem, e toda a gente se divirta.”
Este sarau foi também o concerto de despedida de Júlia Dória, a primeira mulher a tocar e a cantar nos Fatum, e uma das primeiras a integrar um grupo de Fado de Coimbra na história deste género musical. Despedindo-se em grande, a solista interpretou clássicos de Coimbra, como o histórico Fado Hilário, além dos de Amália Rodrigues e do madeirense Max, deste último Ó ai, Menina, ó ai!, de João Nobre e Joaquim Luiz Gomes.

O “Fado do Hilário” para assinalar o Dia Nacional do Estudante
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentam um novo videoclipe com a canção “Fado Hilário”, gravado em Bruxelas, para assinalar o Dia Nacional do Estudante. Augusto Hilário da Costa Alves (1864-1896) foi um dos mais conhecidos poetas e intérpretes de Coimbra, sendo da sua autoria o

FATUM e a gravação do primeiro CD
Com alguns anos de trabalho realizado, reconhecido por uma público fiel e atento, os FATUM – Grupo de Fados da AAUMa
Júlia Dória, estudante do 3.º ano de Medicina na UMa, irá continuar a sua licenciatura na Universidade de Lisboa, deixando a emocionada promessa de vir tocar com o “meu grupo sempre nas férias, ou quando encontrar uma viagem barata para a Madeira”. O grupo dedicou-lhe a canção com que tradicionalmente encerra os espetáculos, a popular Balada de Despedida do 6.º Ano Médico de 1958, de Francisco Bandeira Mateus e Fernando Machado Soares.
Os FATUM regressam em setembro ao Colégio para retomar os seus saraus regulares de entrada livre.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.