Foi no sábado, dia 8 de julho, que o campo da Quinta de São Roque recebeu a 19.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio de futsal interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA, cujo vencedores foram uma das equipas estreantes, os Boficaaa EHHH.

Troféu do Reitor celebra a liberdade
Este ano, o feriado de 25 de Abril, quinta-feira, a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza uma nova edição do Troféu do Reitor, na Quinta de São Roque.

Madeira United não dão hipótese no TROFÉU DO REITOR
A 18.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA com o apoio da Federação Académica
Quando perguntado em entrevista para a ET AL., quais as expectativas para este TROFÉU DO REITOR, o jogador Dylan Pinto, afirmou que as suas eram apenas “Ganhar!”, não tendo sido a única equipa com esse objetivo, mas a única com o mesmo realizado.
O Boficaaa EHHH não ficou por aí e acabou também por levar para casa o prémio de melhor marcador, conquistado pelo Tiago Caires com oito golos, e o prémio de melhor guarda-redes, conquistado pelo Mariano Abreu, fazendo assim com que conquistasse tudo o que era possível.
O TROFÉU DO REITOR é a competição desportiva mais antiga da ACADÉMICA DA MADEIRA, remontando, enquanto torneio de futsal, aos anos 90 do século passado.
Neste torneio o que não faltou foram bons jogos, muita qualidade futebolística da parte dos jogadores e com bom fair play, apesar do vermelho atribuído a Simão Anazário, jogador do Boficaaa EHHH, na meia-final contra o Borussia de Outro Mundo, que terminaram a competição em terceiro lugar.
O segundo lugar foi ocupado pelo Inter de Melão que, com algumas mudanças no elenco, conquistou essa proeza na sua segunda participação do torneio, tendo perdido na final por dois a zero.
Um dos pontos mais falados nas entrevistas foi o campo. João Reis, jogador dos Bloomasters, uma das equipas estreantes, referiu que “se conseguissem inscrever mais equipas ou se tivessem acesso a mais um campo”, como também, César Pontes, dos Boa Noite FC, mais uma das equipas estreantes, acha “que devia ter mais barracas e de resto melhorar o campo”.

Serão os Madrilenos capazes de manter o título?
A 17.ª edição do TROFÉU DO REITOR, o torneio interuniversitário de futsal da ACADÉMICA DA MADEIRA, volta ao campo da Quinta de São Roque, esperando reunir dezenas de jogadores. Os Madrilenos, que se sagraram campeões da prova na última edição, terão hipóteses de revalidar o título? Os Kengas F. C. , os Supremos F. C. e os Aparthinaikos duvidam.

Desportivamente
Com o arranque do novo ano lectivo, regressam as actividades físicas que a Académica madeirense oferece aos seus associados e a
Valter Henriques, jogador do Borussia de Outro Mundo, entende que os eventos desportivos “são positivos”, sendo “uma fase em que muita gente, interrompe a época desportiva ou mesmo que não estejam profissionalmente na competição, é bom para juntar novamente um grupo que joga a bola e para melhorar, acho que sinceramente é tentar mudar outro campo porque cada vez que vamos ao chão, magoa, acho que até a nível da organização é dos melhores que temos encontrado.” O jogador reforça a necessidade, partilhada por outros jogadores, da renovação do campo polidesportivo do Campus Universitário da Quinta de São Roque, que tem acabado por comprometer a qualidade e a segurança do torneio nas últimas competições.
O torneio organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA vai estar de volta em outubro, depois do início do ano letivo, e espera contar com novos alunos, para que possam usar o TROFÉU DO REITOR como um meio de melhorar a sua experiência académica.
João Daniel Figueira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.