Vários jovens estudantes da Universidade da Madeira estiveram em Bruxelas a divulgar a Madeira com a apresentação do livro MADEIRA ILUSTRADA, de Andrew Picken, a inauguração da exposição JOURNEY TO PARADISE e a atuação dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA.

450 anos da fundação do Colégio dos Jesuítas do Funchal
Fundado há 450 anos pelo rei D. Sebastião, o colégio, a igreja e o seu edifício fazem parte integrante do quotidiano madeirense e são o retrato vivo de 4 séculos

Pela Zona Velha
Associação Académica realiza, no segundo Sábado de cada mês, visitas gratuitas a pontos históricos da cidade e abertas a todos os
Ricardo Freitas Bonifácio, presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, tem liderado projetos e programas destinados a estudantes, residentes na região e para os seus visitantes. A ACADÉMICA DA MADEIRA tem propagado “os valores, a cultura e os aspetos de um arquipélago designado por muitos como paraíso”.
A sessão começou com o lançamento de MADEIRA ILUSTRADA de Andrew Picken, numa edição bilingue pela IMPRENSA ACADÉMICA, coordenada e prefaciada por Paulo Miguel Rodrigues, historiador e professor da Universidade da Madeira, que apresentou a obra.
Conforme explicou, este livro foi inicialmente publicado em Londres, pela Day & Hudges, em 1840. Embora se dê maior destaque a Andrew Picken, jovem artista escocês, que realizou os desenhos litografados incluídos no volume, o texto deste guia turístico da Madeira do século XIX é da autoria de James Macaulay, um jornalista formado em Medicina pela Universidade de Edimburgo.
Aproximar a Europa à Madeira
Sara Cerdas destacou o valor da dinamização de eventos que permitam aos membros do Parlamento Europeu conhecer a diversidade cultural da União Europeia, sensibilizando-os para a tomada de decisões em prol das comunidades locais, na superação dos seus desafios.
A Eurodeputada sublinhou também importância do desenvolvimento de iniciativas que permitam aproximar os jovens do Parlamento Europeu, como forma de construção de uma cidadania europeia consciente.

Os FATUM voltam a casa para assinalar o Natal
Os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, com o tradicional sarau, na sexta-feira, 2 de dezembro, às 21:00. Como habitual, a entrada é gratuita e o espetáculo terá duração aproximadamente de 45 minutos.

Comissão Europeia garante independência do Conselho Europeu de Investigação
A Comissão Europeia assegurou que o Conselho Europeu de Investigação manterá a sua independência, afastando preocupações sobre possíveis interferências políticas na
Os FATUM, com Diogo Freitas (guitarra clássica), Gonçalo Direito (guitarra de Coimbra) e Carlos Diogo Pereira (voz), interpretaram para os presentes os temas “Ó ai, Menina, ó ai” do reportório de Max, “Maria se fores ao baile” de Ângelo Araújo e J. R. Robles, e o “Fado Corrido de Coimbra”, canção popular que inclui versos de António Nobre, poeta que chegou a viver no Funchal.
Paisagens idílicas, mares de nuvens e bosques luxuriantes.
Ricardo Bonifácio e Sara Cerdas convidaram os presentes para a inauguração da exposição A Journey to Paradise, uma mostra de fotografias atuais das ilhas do arquipélago da Madeira realizadas pelo galardoado fotógrafo português Joel Santos.
As imagens de Joel Santos testemunham que a Pérola do Atlântico, a “jóia de Deus num dia santo/deixou cair no Oceano” cantada por Max é um verdadeiro paraíso da Terra.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Guillaume Périgois.