O Parlamento Europeu recebeu os estudantes da Madeira

O Parlamento Europeu recebeu os estudantes da Madeira

Este artigo tem mais de 1 ano

No dia 7 de fevereiro, o Parlamento Europeu acolheu JOURNEY TO PARADISE, um evento de promoção da Madeira organizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A exposição de 10 fotografias de Joel Santos estará exposta em Bruxelas até sexta-feira, 10 de fevereiro.

Vários jovens estudantes da Universidade da Madeira estiveram em Bruxelas a divulgar a Madeira com a apresentação do livro MADEIRA ILUSTRADA, de Andrew Picken, a inauguração da exposição JOURNEY TO PARADISE e a atuação dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Os FATUM encerram a temporada 2022-2023 com a estreia de Beatriz Luís

As atuações voltam a 8 de setembro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal. Depois de vários meses a aprender guitarra clássica e a ensaiar, Beatriz Luís é a mais recente integrante dos FATUM a apresentar-se ao público. A sua estreia marcou o encerramento da temporada do ano letivo 2022-2023.

Ricardo Freitas Bonifácio, presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, tem liderado projetos e programas destinados a estudantes, residentes na região e para os seus visitantes. A ACADÉMICA DA MADEIRA tem propagado “os valores, a cultura e os aspetos de um arquipélago designado por muitos como paraíso”.

A sessão começou com o lançamento de MADEIRA ILUSTRADA de Andrew Picken, numa edição bilingue pela IMPRENSA ACADÉMICA, coordenada e prefaciada por Paulo Miguel Rodrigues, historiador e professor da Universidade da Madeira, que apresentou a obra.

Conforme explicou, este livro foi inicialmente publicado em Londres, pela Day & Hudges, em 1840. Embora se dê maior destaque a Andrew Picken, jovem artista escocês, que realizou os desenhos litografados incluídos no volume, o texto deste guia turístico da Madeira do século XIX é da autoria de James Macaulay, um jornalista formado em Medicina pela Universidade de Edimburgo.

Aproximar a Europa à Madeira

Sara Cerdas destacou o valor da dinamização de eventos que permitam aos membros do Parlamento Europeu conhecer a diversidade cultural da União Europeia, sensibilizando-os para a tomada de decisões em prol das comunidades locais, na superação dos seus desafios.

A Eurodeputada sublinhou também importância do desenvolvimento de iniciativas que permitam aproximar os jovens do Parlamento Europeu, como forma de construção de uma cidadania europeia consciente.

Os FATUM voltam a casa para assinalar o Natal

Os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, com o tradicional sarau, na sexta-feira, 2 de dezembro, às 21:00. Como habitual, a entrada é gratuita e o espetáculo terá duração aproximadamente de 45 minutos.

Os FATUM, com Diogo Freitas (guitarra clássica), Gonçalo Direito (guitarra de Coimbra) e Carlos Diogo Pereira (voz), interpretaram para os presentes os temas “Ó ai, Menina, ó ai” do reportório de Max, “Maria se fores ao baile” de Ângelo Araújo e J. R. Robles, e o “Fado Corrido de Coimbra”, canção popular que inclui versos de António Nobre, poeta que chegou a viver no Funchal.

Paisagens idílicas, mares de nuvens e bosques luxuriantes.

Ricardo Bonifácio e Sara Cerdas convidaram os presentes para a inauguração da exposição A Journey to Paradise, uma mostra de fotografias atuais das ilhas do arquipélago da Madeira realizadas pelo galardoado fotógrafo português Joel Santos.

As imagens de Joel Santos testemunham que a Pérola do Atlântico, a “jóia de Deus num dia santo/deixou cair no Oceano” cantada por Max é um verdadeiro paraíso da Terra.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Guillaume Périgois.