Procurar
Close this search box.

Monumental Serenata Académica da Madeira

Renovando o gosto pela canção nacional, a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa, e a sequente elevação pela UNESCO deram início a uma nova etapa da íntima relação entre este género músical e o povo português.

A patrimonialidade atribuída pela UNESCO, embora não inclua o Fado de Coimbra, obrigou também à valorização desta canção, nas suas diversas variações. À semelhança do que aconteceu nas décadas de 60 e 70 do século XX, a Canção de Coimbra, como lhe chamava entre outros Edmundo de Bettencourt, voltou já no século XIX a transpor a urbe coimbrã, as margens do Mondego e os campos das tricanas que encantaram gerações de estudantes, para se fazer ouvir por todo o país e além-fronteiras. Tal deve-se sobretudo o empenho de vários artistas actuais formados no seio da Académica de Coimbra, a mais antiga associação estudantil de Portugal.

Março é para a Académica da Universidade da Madeira o mês da Revista JA e dos muitos dos projectos e iniciativas que surgiram a par ou derivados dela, resultantes do trabalho de sucessivas direcções e das suas dezenas de colaboradores. Como é habitual, a Académica da UMa abre as portas da Universidade, dá a conhecer algumas das tradições estudantis e aproxima a Academia da cidade que a acolhe através da música, neste caso do Fado de Coimbra.

Inspirada na Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha de Coimbra, a Monumental Serenata Académica da Madeira é já um dos ex-libris do calendário da AAUMa. Ao longo dos anos foi sendo realizada em vários locais emblemáticos do Funchal, sendo este ano novamente acolhida pelo Pátio dos Estudantes do Colégio do Jesuítas – Reitoria da UMa, no dia 23 de Março, pelas 21:30. O espectáculo, de entrada livre, contará com a presença dos Fatum – Grupo de Fados da AAUMa, que comemora também neste mês dois anos de apresentação ao público, e do grupo Madeirense de Fados de Coimbra.

A 24 de Março, Dia Nacional do Estudante, a Sala dos Arcos da Reitoria da UMa acolherá, a partir das 20:00, o sexto Aniversário da Revista JA – um serão de fado de Coimbra precedido de um jantar típico. Este evento, mais exclusivo, reunirá uma centena de pessoas entre convidados e apreciadores interessados.

Carlos Diogo Pereira
Alumnus

DESTAQUES