Procurar
Close this search box.

Madeira recebe evento sobre inteligência artificial

O "Madeira International Workshop in Machine Learning" destaca-se como um evento que promove a aplicação da Inteligência Artificial em diversos setores. Com o objetivo de unir academia e empresas, o evento oferece uma formação teórica-prática e palestras ministradas por oradores nacionais e internacionais.

A Inteligência Artificial (IA) está intrinsecamente presente no nosso quotidiano. A aplicação da IA abrange diversas áreas como a medicina, a física e a biologia. As suas aplicações têm vindo a revolucionar estes setores e outros, proporcionando avanços significativos e soluções inovadoras que visam auxiliar os seres humanos.

O pão

A história do pão demonstra as suas raízes milenares e o papel essencial que sempre teve na nossa identidade gastronómica e

LER MAIS...

O mais recente relatório sobre o Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES), publicado pela Comissão Europeia, revela, contudo, que apenas 17 % das empresas em Portugal utilizam tecnologias de IA. No entanto, é importante salientar que esta percentagem é ainda mais elevada do que a média dos restantes Estados-Membros.

Nesse sentido, surge o “Madeira International Workshop in Machine Learning”, um evento cujo principal objetivo é formar pessoas para trabalhar com tecnologias de IA. A ET AL. conversou com Diogo Nuno Freitas, voluntário da ACADÉMICA DA MADEIRA há quase 10 anos, e um dos organizadores da terceira edição do Madeira International Workshop in Machine Learning.

Como está organizado e quais são os principais objetivos do Workshop?

Desde a primeira edição, os nossos principais objetivos são aproximar o tecido empresarial e o meio académico, bem como promover o desenvolvimento de uma comunidade forte de IA na região. A edição deste ano, diferentemente das edições anteriores, terá dois eventos independentes, que ocorrerão em dias diferentes. No dia 11 de setembro, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, teremos uma formação sobre como utilizar as mais recentes tecnologias de IA para resolver problemas reais. Esta formação tem como propósito o de introduzir, de forma condensada, conceitos teóricos e práticos que permitam a qualquer interessado iniciar um projeto que utilize estas tecnologias inteligentes. Já no dia 13 de setembro, teremos um evento com quatro palestras, ministradas por oradores nacionais e internacionais, que explicarão como trabalham com estas tecnologias nas suas empresas. O evento, que é de entrada gratuita, ocorrerá no Museu de Imprensa da Madeira, onde iremos aproveitar para criar um espaço para a partilha de contatos entre empresas, oradores e qualquer interessado.

A quem se destina os eventos e qual o impacto dos mesmos? Para aqueles que desejam participar, como podem se inscrever?

Gostaria de enfatizar que ambos os eventos são abertos a pessoas de diversas áreas e diferentes níveis de conhecimento, desde estudantes até profissionais que procuram atualizar-se. Considero, portanto, um evento essencial para o currículo dos estudantes e, do ponto de vista empresarial e administrativo, uma peça fundamental para a região da Madeira, especialmente no que se refere à digitalização e à modernização. O registo para os eventos pode ser feito através do nosso sítio da Internet mml.iknowd.org, com acesso gratuito para estudantes em ambos os eventos.

Como é que a sua experiência de voluntariado na ACADÉMICA lhe ajudou a organizar, juntamente com os seus colegas, o Workshop?

De facto, a minha experiência de voluntariado na ACADÉMICA desempenhou um papel crucial e distintivo na organização deste Workshop. Os eventos são coorganizados pela Universidade da Madeira, pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, pela ARDITI/ITI/LARSyS, pela IKnowD e pela GDG Madeira. Portanto, esta foi uma oportunidade ideal para aplicar as competências de gestão de projetos, de comunicação e de trabalho em equipa que adquiri através do meu envolvimento na ACADÉMICA.

Entrevista conduzida por Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Kevin Ku.

DESTAQUES