“Se Eu Morresse Amanhã” não deixaria de ouvir o episódio com os NAPA

“Se Eu Morresse Amanhã” não deixaria de ouvir o episódio com os NAPA

São a banda madeirense do momento? Para mais de 15 mil ouvintes mensais os NAPA são uma das suas bandas de eleição. Em março, a Feira do Livro do Funchal encheu para ouvi-los, tal como o seu público no Porto Santo rumou para Praça do Barqueiro em agosto. Lisboa, Porto, Funchal, Ponta do Sol e Porto Santo foram alguns dos locais das suas atuações em 2023 provando que integram, com destaque, o cenário musical.
Os Napa, que já foram Men on the Couch, estiveram no IT' OKAY, gravado no Castanheiro Boutique Hotel.

Desde a longínquo ano de 2013, quando o grupo de adolescente começou a ensaiar na casa de uma das avós da banda, o coletivo madeirense tem crescido e amadurecido. Naturalmente, esse caminho envolve ambição, mas tem sido acompanhada de muito trabalho. Os miúdos de escola já são adultos formados em várias áreas, mas continuam a partilhar a paixão pelas artes, em particular pela música.

IT’S OKAY comprar livros para decoração?

Em junho, Álvaro Curia e Ludgero Cardoso, do Literacidades, estiveram na Madeira para participar de uma visita cultural do programa HERANÇA MADEIRENSE, da ACADÉMICA DA MADEIRA. Os dois influenciadores foram entrevistados pela ET AL.

O primeiro álbum, Senso Comum, surge em 2019. Gravado em Sintra, no BlackSheep Studios, a banda conseguiu a verba necessária através do financiamento coletivo. Foram angariados mais de três mil euros para materializar o sonho da banda. É neste álbum que a faixa “It’s okay” surge, música que inspirou Ricardo Freitas Bonifácio e Ricardo Afonso Fernandes, em 2021, para criar o podcast IT’S OKAY. Conforme o portal Shifter noticiou em 2019, trata-se da única faixa totalmente em inglês “e que fala de uma relação que infelizmente deu para o torto”.

O IT’S OKAY está disponível das principais plataformas de podcast

Guilherme Gomes (vocalista principal e guitarrista), Diogo Gois (baixista), Tiago Rodrigues (baterista), Lourenço Gomes (teclado), Bernardo Rodrigues (percussão) e Francisco Sousa (guitarrista) são os atuais integrantes da banda.

Numa tarde de verão, o IT’S OKAY entrevistou os NAPA, no terraço do Castanheiro Boutique Hotel, no Funchal. Numa conversa descontraída, o grupo conta um pouco do seu percurso e das suas ambições.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Salvador Freitas.