Rodrigo Costa: sem censura ou risco de cancelamento

O artista visual, curador e produtor cultural madeirense Rodrigo Costa foi o segundo convidado da terceira temporada do IT'S OKAY. Uma conversa gravada no Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no verão de 2023.
Rodrigo Costa, artista visual, curador e produtor cultural madeirense, esteve no IT'S OKAY, gravado no Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no verão de 2023.

Pablo Picasso disse que a “arte é a mentira que nos permite compreender a verdade” e Oscar Wilde defendeu que a “arte é a forma mais intensa de individualismo que o mundo já conheceu”. Rodrigo Costa, neste momento, parece não ter tempo para tentar definir a arte, pois são muitos os projetos que está a participar.

IT’S OKAY esteve na Zona Velha, na “Poncha do Pescador”

Miguel Bettencourt, o “Boss” da “Poncha do Pescador”, considerado um dos melhores bares para beber poncha na região, é o sétimo convidado da terceira temporada do programa “IT’S OKAY”. A conversa foi gravada no bar “Poncha do Pescador”, na Zona Velha do Funchal, na rua de Santa Maria.

Recentemente, foi anunciado como “mentor de expressão plástica naquela que será a fase de criação das Oficinas Criativas InFinito”. No final do verão, fez uma residência artística no Estúdio de Criação Artística do Funchal.

Há alguns meses, deu início ao projeto “Quem tem medo do Lobo Mau?”, partindo da conhecida personagem do mundo infantil. Como explicou, trata-se de “um conjunto de atividades com o público geral (oficinas, conversas e entrevistas) em associação com um momento de criação artística individual (vídeo performances, esculturas, fatos, desenhos)” que pretendem “refletir sobre o porquê de a imagem do lobo ser frequentemente associada a perigo, ao medo, ao engano e outras mais conotações negativas”. Além disso, o artista referiu que o projeto pretendeu “ajudar criar um «arquivo» do medo, do «mal» e, potencialmente, de como compreendê-los e ultrapassá-los (ou, em tom de conto de fadas, derrotá-los)”.

Rodrigo Costa foi o convidado do 33º episódio do ITS OKAY

Em junho, o Hospital Central do Funchal recebeu algumas das peças que desenvolveu para a Feira do Livro do Funchal. O projeto promovido em março, foi sobretudo centrado no Lobo Mau. O artista explicou os “traços e expressões enormes e exagerados, roupas de humanos extravagantes num animal e o disfarce”.

Possivelmente, participou de outros projetos que foram esquecidos neste artigo. Rodrigo Costa não para. Chegou de Inglaterra, durante a pandemia, e voltou a produzir conteúdos na ilha que o viu nascer. Neste episódio do IT’S OKAY, fala sobre a sua juventude, a experiência académica no Reino Unido, o regresso, os trabalhos que desenvolveu e os planos para o futuro.

Ouça o episódio no Spotify, no Apple Podcast ou noutro leitor da sua preferência e, na próxima semana, leia a entrevista inédita, na ET AL., feita com Rodrigo Costa.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Salvador Freitas.