Depois do regresso da atividade letiva a 12 de setembro, o antigo colégio da Companhia de Jesus, que acolhe alguns serviços administrativos da Universidade da Madeira no centro da cidade, volta a receber os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA.

FATUM: como tudo começou
A ET AL. entrevistou Luís Eduardo Nicolau, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA quando foi criado os FATUM, em 2010. A entrevista integra um ciclo de três conversas sobre o passado e a atualidade do grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA.

O Parlamento Europeu recebeu os estudantes da Madeira
No dia 7 de fevereiro, o Parlamento Europeu acolheu JOURNEY TO PARADISE, um evento de promoção da Madeira organizado pela ACADÉMICA
O ano letivo 2023-2024 será marcado pelas comemorações dos 50 anos do 25 de abril e os FATUM terão uma atuação para celebrar essa efeméride. Espera-se uma temporada com muitas atuações para o coletivo de fadistas, o único grupo académico que representa a Canção de Coimbra na Madeira.
Maria Beatriz Ricardo regressa às atuações depois da sua estadia em Lisboa e Diogo Freitas prepara-se para a sua última atuação de 2023, esperando regressa em 2024, quando terminar a sua ausência devido à mobilidade para investigação.
Vários estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira integram os FATUM. Qualquer estudante ou alumni, do Ensino Superior português, pode ingressar no coletivo que celevra a Canção de Coimbra e a tradição académica.

Os FATUM voltam a casa para assinalar o Natal
Os FATUM regressam ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, com o tradicional sarau, na sexta-feira, 2 de dezembro, às 21:00. Como habitual, a entrada é gratuita e o espetáculo terá duração aproximadamente de 45 minutos.

10.º aniversário dos FATUM
Os FATUM – Grupo de Fados da ACADÉMICA DA MADEIRA sobem ao palco do Baltazar Dias para comemorar uma década de
Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Diogo Freitas, Carlos Diogo Pereira, Carlos Abreu, David Freitas, João Emanuel Freitas, Gonçalo Direito e Júlia Dória formam os FATUM.
As entradas para o sarau são gratuitas e feitas pela rua dos Ferreiros.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Fotografia de Pedro Pessoa.