Depois de Júlia Dória ter estreado nos FATUM, Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Jéssica Pedro e Mafalda Brazão seguiram o seu caminho. Em 2023, os FATUM reforçaram o seu papel na promoção da cultura e da música na Universidade da Madeira (UMa), além de contribuírem para a igualdade de género num meio que é pouco permeável aos artistas do sexo feminino.
Carlos Abreu, Diogo Freitas, Carlos Diogo Pereira, David Freitas, Gonçalo Direito e João Freitas concluem a composição de fadistas do grupo universitário, cujo quarto álbum será lançado este mês, afirmando-se como o grupo musical da UMa com maior número de trabalhos editados, apesar de terem pouco mais de dez anos.
O “Fado do Hilário” para assinalar o Dia Nacional do Estudante
Os FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA, apresentam um novo videoclipe com a canção “Fado Hilário”, gravado em Bruxelas, para assinalar o Dia Nacional do Estudante. Augusto Hilário da Costa Alves (1864-1896) foi um dos mais conhecidos poetas e intérpretes de Coimbra, sendo da sua autoria o famoso “Fado Hilário”, canção de Coimbra gravada até por Amália Rodrigues.
FATUM: como tudo começou
A ET AL. entrevistou Luís Eduardo Nicolau, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA quando foi criado os FATUM, em 2010.
Com todos os álbuns disponíveis nas principais plataformas de streaming, o Spotify registou que a música mais popular do grupo, “Feiticeira”, foi ouvida por mais de três mil utilizadores em 2023, sendo tocada mais de 10 mil vezes.
No próximo sábado, 16 de dezembro, o Colégio dos Jesuítas do Funchal recebe o último espetáculo dos FATUM em 2023. Ao longo do ano, o grupo passou por vários palcos, incluindo atuações em Bruxelas, para um público internacional.
Em 2024, a comunidade portuguesa e inglesa receberá os FATUM em três atuações nas ilhas britânicas.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.