Procurar
Close this search box.

Quebrando tabus e com mais de duas dezenas de espetáculos de fado na temporada de 2023

Foram mais de 20 espetáculos gratuitos no Colégio dos Jesuítas do Funchal, promovidos pela ACADÉMICA DA MADEIRA em 2023. Quando se discute, cada vez mais, a saúde mental no Ensino Superior, os FATUM mostram o seu comprometimento com o bem-estar dos estudantes.
Beatriz Luís integra os FATUM há vários meses, estreando nos saraus em julho de 2023.

Depois de Júlia Dória ter estreado nos FATUM, Beatriz Luís, Maria Beatriz Ricardo, Jéssica Pedro e Mafalda Brazão seguiram o seu caminho. Em 2023, os FATUM reforçaram o seu papel na promoção da cultura e da música na Universidade da Madeira (UMa), além de contribuírem para a igualdade de género num meio que é pouco permeável aos artistas do sexo feminino.

Carlos Abreu, Diogo Freitas, Carlos Diogo Pereira, David Freitas, Gonçalo Direito e João Freitas concluem a composição de fadistas do grupo universitário, cujo quarto álbum será lançado este mês, afirmando-se como o grupo musical da UMa com maior número de trabalhos editados, apesar de terem pouco mais de dez anos.

Com todos os álbuns disponíveis nas principais plataformas de streaming, o Spotify registou que a música mais popular do grupo, “Feiticeira”, foi ouvida por mais de três mil utilizadores em 2023, sendo tocada mais de 10 mil vezes.

No próximo sábado, 16 de dezembro, o Colégio dos Jesuítas do Funchal recebe o último espetáculo dos FATUM em 2023. Ao longo do ano, o grupo passou por vários palcos, incluindo atuações em Bruxelas, para um público internacional.

Em 2024, a comunidade portuguesa e inglesa receberá os FATUM em três atuações nas ilhas britânicas.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES