Procurar
Close this search box.

Morreu o pai da ovelha Dolly

Faleceu em setembro Ian Wilmut o cientista britânico que liderou a equipa que criou Dolly, a mais famosa ovelha do mundo e o primeiro clone realizado a partir de um mamífero adulto.

Em setembro, a Universidade de Edimburgo anunciou o falecimento de Sir Ian Wilmut, investigador e professor daquela instituição que se tornou famoso por ser o “pai” da ovelha Dolly. 

Would you like to get help from other people?

According to UN data, in 2014, 300,000 people crossed the borders irregularly to reach Europe. Of that total, at least 218,000 did so for the Mediterranean route. I’m sure you’ve heard about the Syrian civil war. Since 2011 it has been torturing the people of this country in Western Asia.

Nascido no Yorkshire, filho de dois professores, Sir Ian interessou-se, desde jovem, por Biologia. Na Universidade de Nottingham começou por estudar Agricultura, transferindo-se posteriormente para Ciências Animais, onde se especializou na crioconservação de embriões e sémen. Foi em Nottingham que liderou a primeira equipa a criar uma vitela a partir de um embrião criopreservado.

Desde 2005, o Professor Sir Ian Wilmut, instalado na Universidade de Edimburgo, focou-se na Medicina Regenerativa, tornando-se uma das autoridades da matéria. Já como Professor Emérito, em 2018, foi diagnosticado com Parkinson, tornando-se mecenas de um programa de estudo sobre a utilização de terapias capazes de retardar a progressão da doença.

Faleceu a 10 de setembro de 2023, deixando um legado gigante nas Ciências Biológicas e na Medicina.

A ovelha-clone Dolly, o mais famoso feito de Sir Ian Wilmut

Foi na Animal Breeding Research Organization, antecessora do Roslin Institute, que o Professor Wilmut, antes de se mudar para a Universidade de Edimburgo, se dedicou à investigação que o tornaria mundialmente famoso. Estávamos em 22 de fevereiro de 1997 quando foi anunciado que, em 5 de julho anterior, na Escócia, nascera o primeiro mamífero clonado a partir de células somáticas de um adulto.

Tatava-se de uma ovelha fêmea Finn-Dorset, uma raça híbrida das Ilhas Britânicas, obtida através da colocação de um núcleo somático de uma célula da ovelha-mãe, da mesma raça, num óvulo não fecundado retirado de uma ovelha da raça Blackface. O resultado foi uma cria precisamente igual à progenitora, uma vez que tinha exatamente a mesma carga genética.

Renovações de inscrições com problemas no sistema

A Unidade de Assuntos Académicos divulgou, em julho, o prazo para a renovação da inscrição do ano letivo 2022-2023: entre 1 e 15 de setembro de 2022. O mês de Setembro arranca com problemas no sistema de renovação da inscrição dos alunos, impedindo que alguns estudantes consigam concretizar a sua

O Homem conseguia fazer, por primeira vez numa espécie, o que a Natureza faz há milhões de anos, com milhares delas – clonar.

Verdade ou não, dado o núcleo usado na sua concepção pertencer a uma célula de uma das glândulas mamárias da ovelha-mãe, o bebé-clone recebeu o nome Dolly em honra de Dolly Parton, a diva da música Country, famosa, entre outras qualidades, pela robustez do peito.

A par de Nessie, o monstro do lago Ness, Dolly é atualmente um dos animais mais famosos da Escócia. A ovelha-clone teve uma vida relativamente curta (viveu 6 anos, quando uma ovelha pode viver até aos 12 anos), pensa-se que devido ao facto ao de ter sido clonada a partir do núcleo de uma célula adulta, cujos cromossomas apresentam as extremidades (chamadas telómeros) mais curtas do que se tivesse sido clonada a partir do núcleo de uma célula jovem. Uma vez que os telómeros desapareçam a integridade dos cromossomas e, consequentemente das células e dos organismos que elas constituem, fica comprometida levando ao envelhecimento ou a vários tipos de doenças.

De forma simples, Dolly “apanhou” a sua mãe no decorrer do envelhecimento e, em 14 de fevereiro de 2003, para evitar sofrimento por um declínio biológico precoce, foi abatida, ou, se se preferir, foi eutanasiada.

O seu esqueleto e o seu velo foram preservados e montados e mostram-na como uma ovelha idosa mas de ar feliz, que é uma das maiores atrações do National Museum of Scotland, em Edimburgo. Antes da sua montagem, Dolly teve ainda direito à mesma honraria que Napoleão Bonaparte, Dante Alighieri e outras grandes figuras da História do Mundo: moldaram, em gesso, a sua máscara mortuária, que também integra do acervo do Museu.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Thavis 3D.

DESTAQUES