Procurar
Close this search box.

Arrancou a 13.ª edição do Curso Intensivo em Empreededorismo e Inovação Empresarial

Começou hoje, segunda-feira, 3 de abril, três dias de formação intensiva para dezenas de universitários, em Santa Cruz. O Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial reúne dezenas de estudantes.

O Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial é uma oportunidade de formação desenvolvida pela Startup Madeira e pelo Governo Regional, no âmbito do projeto rs4e – road show for entrepreneurship.

De entre os 70 estudantes selecionados, um havia concluído o mestrado e 12 a licenciatura.

As áreas de estudo dos formandos do Curso Intensivo passam, entre outros, por cursos em Educação, Psicologia, Gestão, Economia, Estudos de Cultura, Engenharia, Desporto, Ciências da Vida, entre outro, constituindo um grupo diverso e heterogéneo de jovens desejosos de adquirirem novas ferramentas de trabalho.

Em 2023, Ano Europeu das Competências, 101 estudantes insreveram-se para tomar parte da 13.ª edição desta formação.

O primeiro dia começou pelas 07:45, com a partida do autocarro rs4e para Santa Cruz, com destino ao hotel Vila Galé, onde os formandos irão ficar durante três dias a trabalhar.

À sessão de boas-vindas e apresentação, segue-se a primeira palestra Empreendedorismo@Madeira e, divididos em turmas, os estudantes receberão formações modulares ao longo do primeiro dia.

Empreendedorismo e Inovação para estudantes universitários

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que decorre no início de abril, em Santa Cruz. Trata-se de um programa cofinanciado pela União Europeia e pelo Governo Regional da Madeira, sem custos para os participantes.

Módulo I – A Criação de Valor em Projetos Empresariais é lecionado por Ana Pereira da Fonseca coordenadora no AUDAX-ISCTE, Centro de Empreendedorismo e Inovação do ISCTE-IUL. O Módulo II – Liderança e Team Building é da responsabilidade de Elisabete Ferreira, docente e investigadora da Universidade Nova de Lisboa que integra o TAGUS VALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia, no Projeto Formação Emprego e Empreendedorismo.

Após o almoço, será feita a seleção dos grupos de trabalho, a partir dos quais os formandos irão desenvolver as duas ideias empreendedoras ao longo do tempo do Curso Intensivo. Segue-se o brainstorming e seleção de ideias de negócio de cada grupo, acompanhamento pelos coaches, entre técnicos da Startup Madeira, gestores e empreendedores convidados.

O início de uma boa ideia de negócio

Retomando as formações agendadas, são desenvolvidos o Módulo III – Tecnologias e Aplicações web-based e o Módulo IV – Inovação e Marketing. O primeiro estará a cargo de Pedro Sebastião, doutor em Engenharia Eletrónica e Computadores, e o segundo de Pedro Dionísio, doutor em Organização e Gestão de Empresas. Ambos docentes e investigadores do ISCTE e respetivamente Presidente e Diretor do AUDAX-ISCTE.

Próximo das 18:15, os grupos de trabalho a reunir-se-ão para o desenvolvimento do seus projetos, com apoio dos coaches, e para validação das ideias de negócio. Que, a par de mais alguma formação teórica, constituírão o grosso do trabalho em desenvolvimento nos próximos dois dias.

O que é que a Madeira tem?

A Madeira ficou reconhecida como o melhor destino insular do mundo, através do prémio que ganhou no ano passado, no World Travel Awards. Desta forma, a ilha é reconhecida nacional e internacionalmente como um local privilegiado para férias. E não só! São várias as qualidades que a caracterizam dando razões

O dia termina, após o jantar, com a apresentação inicial das ideias de negócio, formato flipchart  e o check-up pelos coaches. Neste ponto traçam-se as linhas gerais que definirão as ideias que conquistarão o júri no final da formação e, consequentemente, possíveis apoios para o seu desenvolvimento como futuros negócios.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.

DESTAQUES