Procurar
Close this search box.

Curso de Português Língua Não Materna na edição de 2022-2023

Estão abertas as inscrições para o Curso de Português Língua Não Materna (PLNM), a funcionar nos 1.º e 2.º semestres do ano letivo 2022-2023.

Com o início do seu 1.º semestre confirmado para o dia 15 de setembro de 2022, o Curso de Português Língua Não Materna (PLNM) funcionará em regime pós-laboral, e é constituído por dois semestres que acompanham o desenvolvimento diacrónico semelhante dos mestrados. O início do 2.º semestre está também confirmado e começará no dia 6 de fevereiro de 2023.

As aulas decorrerão dois dias por semana, entre as 18:00 e as 20:00, com a exceção de uma aula de nível A1 que acontecerá apenas uma vez durante a semana, por imperativos decorrentes da elaboração dos horários. No 1.º semestre funcionarão os níveis elementares A1 (inicial) e A2 (inicial alto) e o nível intermédio B1 (limiar). Por outro lado, no 2.º semestre funcionarão os níveis elementares A1 (inicial) e A2 (inicial alto) e o nível intermédio B2 (avançado).

Embora não se saiba ainda o número de vagas, devido ao atual período de inscrição, alerta-se que cada unidade curricular só funcionará se tiver pelo menos 10 inscrições e deverá ter 25 inscrições no máximo.

As inscrições têm lugar no Gabinete de Apoio ao Estudante da Unidade de Assuntos Académicos, ao Campus da Penteada, no piso 0, entre os dias 2 de agosto e 30 de setembro de 2022 para o 1.º semestre, e posteriormente, entre os dias 30 de janeiro e 28 de fevereiro de 2023 para o 2.º semestre. Para as mesmas serem autenticadas deverá o candidato ter presente o formulário de inscrição, acompanhado de cópia de documento de identificação (BI/ Cartão do Cidadão/ Passaporte/ Cartão de Residência).

A inscrição tem uma taxa de 20 euros (que inclui o seguro) adicionada aos 135 euros por cada nível inscrito, de acordo com a tabela de emolumentos em vigor.

Para o candidato ser aceite no curso, deverá corresponder a alguns requisitos, desta feita ter idade mínima de 18 anos e autorização de residência válida, quando aplicável.

Conhece familiares ou amigos com enorme voracidade pelo mundo fantástico da língua portuguesa? Então não se esqueça de os contactar com esta informação. No entanto, garantimos que fica totalmente informado através do portal institucional da Universidade da Madeira, podendo consultar o edital de abertura de inscrições.

Para orientar a sua inscrição, confira aqui o seu nível:
A1: nível introdutório ou de descoberta – destina-se a quem nunca teve aulas de Português.
A2: nível elementar – é indicado para hispano-falantes e para quem ainda tem poucos conhecimentos de Português.
B1: nível intermédio (limiar) – é vocacionado para quem já possui alguns conhecimentos de Português e quer aprofundá-los.
B2: nível independente (avançado) – é dirigido a quem quer continuar a aprofundar os seus conhecimentos da língua e da cultura portuguesas.

Luís Ferro
ET AL.
Com fotografia de Catarina Carvalho.

DESTAQUES