A Startup Portugal, sediada em Lisboa, tem como missão a promoção de atividades no campo do empreendedorismo, em parceria com entidades privadas e públicas que operam no mercado nacional. Desta forma, pretende apoiar o governo na criação e na implementação de uma estratégia nacional para o empreendedorismo, também monitorizando a conceção e implementação de políticas para apoiar este segmento.
No final de 2023, a Startup Portugal lançou a 1.ª Edição do Programa de Embaixadores nas Universidades, que pretende “fomentar a ligação entre a Startup Portugal e as Comunidades Universitárias portuguesas”, como explicou a organização. Os seus representantes, espalhados pelo país, funcionam como a “ligação da organização no que respeita à disseminação de eventos ligados ao empreendedorismo” podendo, ainda, “estabelecer laços com outros intervenientes do ecossistema da empresa e ganhar competências através de networking, seguramente uma mais-valia para o seu progresso académico”.
Empreendedorismo e Inovação para estudantes universitários
Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que decorre no início de abril, em Santa Cruz. Trata-se de um programa cofinanciado pela União Europeia e pelo Governo Regional da Madeira, sem custos para os participantes.
Estão abertas inscrições para o 14.º Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial
Abriram inscrições para o Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, edição de 2024, que terá lugar no final de março
Ismael Da Gama destaca a importância que o programa tem para os estudantes universitários, referindo o seu “interesse pelo empreendedorismo, enquanto um dos motores do desenvolvimento e da inovação em Portugal”. Para o jovem madeirense, a “possibilidade de interação com outros colegas do país” também é um “ponto forte do programa”.
O processo de seleção de embaixadores foi realizado pela Startup Portugal, a partir de um recrutamento nacional que envolveu a submissão de currículos, a preparação de um vídeo de apresentação dos candidatos e uma entrevista com os selecionados pelo painel da organização. Após a seleção, os embaixadores foram introduzidos no ecossistema da Startup para integração na sua rede de contactos e começaram a sua participação em eventos.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.