Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Ismael Da Gama é o embaixador da Startup Portugal

Ismael Da Gama é o embaixador da Startup Portugal

No início de 2024, Ismael Da Gama, finalista da licenciatura em Engenharia Informática foi selecionado como embaixador da Startup Portugal na Universidade da Madeira.
Ismael Da Gama foi escolhido como embaixador, na Madeira, da StartUp Portugal.

A Startup Portugal, sediada em Lisboa, tem como missão a promoção de atividades no campo do empreendedorismo, em parceria com entidades privadas e públicas que operam no mercado nacional. Desta forma, pretende apoiar o governo na criação e na implementação de uma estratégia nacional para o empreendedorismo, também monitorizando a conceção e implementação de políticas para apoiar este segmento.

No final de 2023, a Startup Portugal lançou a 1.ª Edição do Programa de Embaixadores nas Universidades, que pretende “fomentar a ligação entre a Startup Portugal e as Comunidades Universitárias portuguesas”, como explicou a organização. Os seus representantes, espalhados pelo país, funcionam como a “ligação da organização no que respeita à disseminação de eventos ligados ao empreendedorismo” podendo, ainda, “estabelecer laços com outros intervenientes do ecossistema da empresa e ganhar competências através de networking, seguramente uma mais-valia para o seu progresso académico”.

Empreendedorismo e Inovação para estudantes universitários

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que decorre no início de abril, em Santa Cruz. Trata-se de um programa cofinanciado pela União Europeia e pelo Governo Regional da Madeira, sem custos para os participantes.

Ismael Da Gama destaca a importância que o programa tem para os estudantes universitários, referindo o seu “interesse pelo empreendedorismo, enquanto um dos motores do desenvolvimento e da inovação em Portugal”. Para o jovem madeirense, a “possibilidade de interação com outros colegas do país” também é um “ponto forte do programa”.

O processo de seleção de embaixadores foi realizado pela Startup Portugal, a partir de um recrutamento nacional que envolveu a submissão de currículos, a preparação de um vídeo de apresentação dos candidatos e uma entrevista com os selecionados pelo painel da organização. Após a seleção, os embaixadores foram introduzidos no ecossistema da Startup para integração na sua rede de contactos e começaram a sua participação em eventos.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

Palavras-chave