Procurar
Close this search box.

Três meses antes do habitual, as 54.036 vagas do CNA para 2023 foram divulgadas

Em 2023, há um aumento de 372 vagas face às vagas inicialmente disponibilizadas no ano anterior. Em fevereiro, a ET AL. noticiou o conjunto de alteração no sistema de acesso ao Ensino Superior, quando foram anunciadas várias mudanças que serão implementadas nos próximos anos, a ter início no ano letivo 2023-2024.

Segundo o divulgado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), para o ano letivo 2023-2024, serão disponibilizadas 9127 vagas adicionais, representando um aumento de 2% em relação ao número inicial de vagas do ano anterior, para os ciclos de estudo que se concentram na formação de competências digitais. Foram adicionadas 82 vagas nos programas académicos com a maior concentração de estudantes de alto desempenho, elevando o número total dessas vagas para 5006.

O número de vagas para formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi definido em 8990, com foco em fortalecer a formação superior inicial e aumentar o número de graduados em áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A DGES afirma que as metas de graduação definidas pelo PRR para 2026 serão atingidas com a oferta dessas vagas.

O concurso terá 54.036 vagas destinadas ao concurso nacional e 697 vagas destinadas aos concursos locais

As vagas em Medicina voltam a aumentar, com um total de 1541 vagas no Concurso Nacional de Acesso (CNA), comparado com 1534 em 2022. A Direção-Geral, refere que é possível que esse número continue a crescer, já que as vagas não preenchidas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado serão redirecionadas para a 1.ª fase do CNA pela primeira vez, otimizando assim o uso das vagas disponíveis em Medicina nas instituições públicas.

Outro dado destacado foi o aumento de 12% no número de vagas para licenciaturas em Educação Básica, com a disponibilização de um acréscimo de 100 vagas.

Para 2023, a Universidade da Madeira não aumentou o número de vagas. Serão 675 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de acordo com a DGES.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Priscilla Du Preez.

DESTAQUES