Segundo o divulgado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), para o ano letivo 2023-2024, serão disponibilizadas 9127 vagas adicionais, representando um aumento de 2% em relação ao número inicial de vagas do ano anterior, para os ciclos de estudo que se concentram na formação de competências digitais. Foram adicionadas 82 vagas nos programas académicos com a maior concentração de estudantes de alto desempenho, elevando o número total dessas vagas para 5006.

“Será mesmo necessário avaliar conhecimentos em áreas como estas para um curso de medicina? Tenho muitas dúvidas”
Esta semana, milhares de estudantes conheceram os resultados da da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). Em agosto, a ET AL. conversou com João Costa e Silva, responsável pelo Gabinete do Ensino Superior.

Para os estudantes colocados no Ensino Superior o Governo Regional pode atribuir dois tipos de bolsas
A Bolsa de Estudos e a Bolsa Local são dois instrumentos de apoio financeiro que o Governo Regional disponibiliza aos estudantes,
O número de vagas para formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi definido em 8990, com foco em fortalecer a formação superior inicial e aumentar o número de graduados em áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A DGES afirma que as metas de graduação definidas pelo PRR para 2026 serão atingidas com a oferta dessas vagas.
O concurso terá 54.036 vagas destinadas ao concurso nacional e 697 vagas destinadas aos concursos locais
As vagas em Medicina voltam a aumentar, com um total de 1541 vagas no Concurso Nacional de Acesso (CNA), comparado com 1534 em 2022. A Direção-Geral, refere que é possível que esse número continue a crescer, já que as vagas não preenchidas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado serão redirecionadas para a 1.ª fase do CNA pela primeira vez, otimizando assim o uso das vagas disponíveis em Medicina nas instituições públicas.

Conhece os contingentes especiais para candidatos com deficiência
O portal informativo de defesa do consumidor, Deco Proteste defende que, “a intenção de prolongar os estudos no ensino superior tem ganho relevo. O início deste novo capítulo na vida dos jovens pode ser ora empolgante, ora assustador. Mas a preocupação com as burocracias da candidatura não deve sobrepor-se

UMa disponibiliza 675 vagas nos cursos de licenciatura para o Concurso Nacional de Acesso de 2023
Três meses antes do habitual, foram divulgadas as vagas. Não há alterações de vagas no Concurso Nacional de Acesso (CNA) para
Outro dado destacado foi o aumento de 12% no número de vagas para licenciaturas em Educação Básica, com a disponibilização de um acréscimo de 100 vagas.
Para 2023, a Universidade da Madeira não aumentou o número de vagas. Serão 675 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de acordo com a DGES.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Priscilla Du Preez.