De 53.640 vagas, o CNA de 2023 registará 54.036 vagas. A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) referiu que a publicação antecipada das vagas, em comparação com os anos anteriores, é uma realização importante da revisão do sistema de acesso ao ensino superior. Segundo esse organismo público, essa antecedência permite que todos os candidatos tenham acesso prévio às informações sobre os cursos e vagas disponíveis, o que promove uma tomada de decisão mais informada durante o período de inscrição para os exames.

5862 alunos do ensino superior já têm bolsa atribuída
Quase 6 mil alunos foram avisados por SMS que vão receber bolsa de estudo. É a primeira vez que os apoios são atribuídos na fase de colocação.

UMa já atribuiu centenas de bolsas de estudo
Em entrevista à Antena 1 Madeira, o administrador da Universidade da Madeira (UMa) indicou que a instituição atribuiu 700 mil euros
Não há variação no total de vagas disponibilizadas pela Universidade da Madeira para o CNA de 2023. Pelo contrário, há uma grande variação de vagas em várias licenciaturas.
Nos dois cursos de ensino politécnico da UMa foi registado um aumento de uma vaga em cada: licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, e a licenciatura em Escola Superior de Tecnologias e Gestão.
Em 2023, a UMa disponibilizará 675 vagas
Na Faculdade de Artes e Humanidades, houve uma redução para 191 das 195 vagas de 2022. As licenciaturas em Artes Visuais e Estudos de Cultura registaram um decréscimo de duas e cinco vagas, respetivamente, existindo um aumento de uma vaga em Comunicação, Cultura e Organizações, três em Design e sete em Línguas e Relações Empresariais. A licenciatura em Psicologia manteve o mesmo número de vagas.
No CNA de 2022, a licenciatura em Comunicação, Cultura e Organizações registou 35 colocados na 1.ª fase e um colocado na fase seguinte. O curso de Línguas e Relações Empresariais registou 42 colocados na 1.ª fase e cinco na 2.ª fase.

Alunos do secundário obrigados a fazer exames mesmo a disciplinas já concluídas
Segundo o Expresso, os alunos com disciplinas já finalizadas, mas sem exame nacional realizado, terão de se submeter a provas para concluir o ensino secundário.

48% dos candidatos madeirenses colocam UMa como primeira opção
95% dos 1.482 estudantes que concluíram os cursos gerais do ensino secundário na Madeira candidataram-se ao ensino superior.
Na Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia há 184 vagas no CNA de 2023, uma redução em comparação com as 189 vagas disponibilizadas em 2022. Enquanto o curso de Engenharia Informática ganha dez vagas, todas as outras engenharias têm redução nas vagas do concurso. Engenharia Civil, Engenharia Electrónica e Telecomunicações e Engenharia de Computadores passam, cada um, para 15 vagas, numa redução global de 16 vagas nesses três cursos, quando comparado com o ano anterior. O curso de Matemática e de Bioquímica preservam as suas vagas (22 e 27).
De 53.640 vagas, o CNA de 2023 registará 54.036 vagas
Os cursos Faculdade de Ciências Sociais haverá menos vagas para 2023. No curso de Economia, serão 37 vagas, menos três do que em 2022. No CNA de 2022, a licenciatura em Economia teve 14 colocados na 1.ª fase de acesso e dez estudantes colocados na fase seguinte. O curso de Gestão, que mantém as 55 vagas, teve 55 colocados na 1.ª fase de 2022, mas não teve qualquer aumento de vagas para 2023. No sentido contrário, a Educação Física e Desporto, outro curso que esgotou as vagas na 1.ª fase de colocações, terá mais uma vaga do que no ano anterior, disponibilizando 31 vagas.
Ciências da Educação, com 27 vagas, e Educação Básica com 25 vagas não observam qualquer alteração. No verão de 2022, o governo tinha dado indicações para as universidades aumentarem as vagas dos cursos de formação de professores. Em 2022, o CNA registou 22 vagas preenchidas em Educação Básica, na 1.ª fase de acesso e 5 vagas na fase seguinte.
O curso de Biologia, da Faculdade de Ciências da Vida, teve um aumento de uma vaga, passando para 21. No CNA de 2022, a 1.ª fase registou 21 colocados e três colocados na 2.º fase de acesso.

Encontram-se a decorrer as candidaturas para a bolsa da DGES
As inscrições para a bolsa de estudos da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) estão disponíveis até 30 de setembro. O Regulamento de Atribuições de Bolsas de Estudo apresenta novas alterações, possibilitando um regular percurso académico a mais alunos.

Para os estudantes colocados no Ensino Superior o Governo Regional pode atribuir dois tipos de bolsas
A Bolsa de Estudos e a Bolsa Local são dois instrumentos de apoio financeiro que o Governo Regional disponibiliza aos estudantes,
O Ciclo Básico de Medicina, cujos três primeiros anos são lecionados na UMa, terá as mesmas 38 vagas em 2023. As universidades de Coimbra (aumento de cinco vagas) e do Minho (duas vagas) foram as únicas que registaram um aumento de vagas em relação ao ano anterior.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Priscilla Du Preez.