Liberdade de Ser

Liberdade de Ser

Num verão no País Basco, uma criança de oito anos enfrenta a confusão das pessoas ao seu redor acerca da sua identidade de género, enquanto embarca numa jornada de autodescoberta, acompanhada pelas mulheres da sua família. A mãe, por sua vez, depara-se com desafios ao lidar com a busca de identidade do filho e, simultaneamente, enfrenta questões relacionadas com o seu próprio legado parental.

20 000 Espécies de Abelhas conta a história de uma criança de oito anos, chamada Aitor, que sofre com a forma como as pessoas constantemente a abordam de uma maneira que lhe causa desconforto. Tanto o nome oficial quanto a alcunha, Coco, não lhe parecem adequados, o que o leva a enfrentar um mal-estar em relação à sua identidade de género.

O génio provocador de Nagisa Oshima

Continua a celebração do 5.º aniversário do Screenings Funchal. De origem nipónica, sob a direção do realizador Nagisa Oshima (1932-2013), O Enforcamento (1968) centra-se num dilema moral sobre como tratar

A primeira longa-metragem da realizadora basca, Estibaliz Urresola Solaguren, é um drama radioso e sensível. As performances comoventes de Sofía Otero, que personifica a criança em busca de um nome, e de Patricia López Arnaiz, que interpreta a mãe atormentada, sustentam a obra maravilhosamente.

Estibaliz Urresola Solaguren é uma talentosa realizadora basca reconhecida por obras sensíveis e impactantes. O seu filme Cuerdas (2014) aborda a improvável amizade entre uma menina com paralisia cerebral e um menino na escola, destacando temas de inclusão e empatia. Em 2018, lançou a sua primeira longa-metragem Adri, um drama radiante sobre identidade de género e a busca pela aceitação.

O filme também destaca a diversidade de papéis secundários que são essenciais para a heroína, mostrando a variedade de formas de ser mulher. Adotando múltiplos pontos de vista, a realizadora respeita a complexidade da identidade de género, tocando num aspeto menos óbvio da transição: a mentalidade.

Terra Adorada, Terra Brasilis

Através dos olhos da filha, Patpro vai percorrer três épocas da história do seu povo indígena, no coração da floresta brasileira. Incansavelmente perseguidos, mas guiados pelos seus ritos ancestrais, pelo seu amor pela natureza e pela sua luta para preservar a liberdade, os Krahô reinventam diariamente novas formas de resistência.

O Screenings Funchal, em parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, sugere o filme 20 000 Espécies de Abelhas, para esta sexta-feira e sábado, 11 e 12 de agosto. Os clientes NOS que possuem o cartão da empresa têm a oportunidade de adquirir dois bilhetes pelo preço de um. Se preferirem assistir sozinhos, têm direito a um bilhete, além de receberem como oferta um menu pequeno de pipocas e uma bebida. Esta é uma excelente ocasião para desfrutar de mais um momento incrível de cinema oferecido pelo Screenings Funchal.

Convidamos-te a assistir a este filme na nossa companhia. Até lá, dê uma espreitadela no site do Screenings Funchal.

António Roque
ET AL.
Com fotograma da película de Estibaliz Urresola Solaguren.