Mesmo com salas cheias nos seus saraus, com milhares de seguidores no Spotify, em 2023, é inegável que as redes sociais são o principal meio de contacto que o público tem com o trabalho dos FATUM, onde podem ser encontrados os três primeiros álbuns: Fatum (2014), Fado de Coimbra (2019) e Tributo (2022).
Ricardo Freitas Bonifácio passou pelo Parlamento Britânico para promoção da cultura madeirense
Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, liderou uma deslocação ao Reino Unido, junto das comunidades lusodescendentes. Foram várias localidades, espetáculos e apresentações, além de uma receção no Parlamento Britânico. A divulgação das atividades promovidas pelos estudantes foi o ponto central da deslocação.
FATUM atuam em Crawley com apresentações de livros da ACADÉMICA DA MADEIRA
Crawley, cidade na área metropolitana de Londres, acolheu o primeiro dos encontros com britânicos e com a comunidade portuguesa no Reino
Noutro sentido, o grupo lança periodicamente videoclipes de várias músicas portuguesas, entre canções de Coimbra, fados de Lisboa e música ligeira, nas diversas redes sociais, além do vídeos que são partilhados por dezenas de anónimos que assistem aos saraus.
Aproveitando a passagem por Londres, os FATUM decidiram gravar mais um videoclipe escolhendo um dos temas que marcaram a sua história e que foi lançado no início de fevereiro. O vídeo marca a estreia da presença de um elemento feminino em peças musicais oficiais dos FATUM, com Maria Beatriz Ricardo na guitarra clássica.
FATUM iniciam a digressão pelo Reino Unido promovendo a Herança Madeirense
A 27 de janeiro, a ACADÉMICA DA MADEIRA promove a Herança Madeirense junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes no Reino Unido. Promoção de música portuguesa e das obras MADEIRA ILUSTRADA e CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES estão entre as atividades planeadas.
Os FATUM com atuações no Reino Unido em janeiro e fevereiro
Durante 9 dias, os FATUM estarão pelo Reino Unido com várias atuações, destacando-se vários encontros com a comunidade madeirense radicada no
O tema escolhido, apesar de ser um clássico da música portuguesa, não poderia ser mais diferente. “Variações em Lá Menor”, gravado originalmente no primeiro álbum dos FATUM.
O local escolhido foi o parque de Saint James’s, próximo ao Palácio de Buckingham a residência oficial e principal local de trabalho do rei Carlos III. Originalmente conhecido como Buckingham House, parte do edifício atual foi construído pelo duque de Buckingham no início do séc. XVIII. No século seguinte, os arquitetos John Nash e Edward Blore aumentaram o complexo que continuou a crescer até ao início do séc. XX.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Original Toast.