Procurar
Close this search box.

Ricardo Freitas Bonifácio passou pelo Parlamento Britânico para promoção da cultura madeirense

Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, liderou uma deslocação ao Reino Unido, junto das comunidades lusodescendentes. Foram várias localidades, espetáculos e apresentações, além de uma receção no Parlamento Britânico. A divulgação das atividades promovidas pelos estudantes foi o ponto central da deslocação.
Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA.

A ACADÉMICA DA MADEIRA promoveu a Herança Madeirense junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes no Reino Unido. Promoção de música portuguesa e das obras MADEIRA ILUSTRADA e CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES estiveram entre as atividades planeadas.

A ET AL. conversou com Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, sobre a deslocação ao Reino Unido. Ao longo dos anos, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem marcado presença em várias cidades da europeias para promoção da cultura madeirense. No quadro do programa HERANÇA MADEIRENSE, a estrutura estudantil tem atuado, diariamente, com os visitantes da região, em milhares de visitas ao longo do ano.

1) Quais os objetivos da ACADÉMICA DA MADEIRA ao fazer uma digressão pelo Reino Unido?

Ricardo Freitas Bonifácio: Há vários anos, a ACADÉMICA DA MADEIRA tem desempenhado um papel significativo na divulgação e da preservação da Herança Madeirense entre as comunidades portuguesas e lusodescendentes espalhadas pelo mundo. Nesta deslocação, em particular, os propósitos foram os de promoção da música portuguesa e de divulgação de duas obras publicadas pelas nossas editoras: MADEIRA ILUSTRADA e CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES. Ao destacar e valorizar esses elementos culturais distintivos, contribuímos para aumentar a apreciação e o reconhecimento da riqueza da cultura regional. Através das nossas iniciativas, procuramos não apenas preservar, mas também divulgar ativamente a rica herança cultural da Madeira. Ao promover eventos musicais, exposições e a publicação de obras literárias, visamos não só fortalecer os laços entre a diáspora madeirense e as comunidades portuguesas no Reino Unido, mas também aumentar a visibilidade e a compreensão da cultura madeirense entre um público mais amplo. Além disso, ao destacar a qualidade literária de obras com MADEIRA ILUSTRADA e CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES, reforçamos o papel da área editorial da ACADÉMICA DA MADEIRA como um importante veículo para a promoção e a preservação da literatura madeirense. Esta abordagem holística para a promoção da cultura regional não só enriquece a experiência cultural dos membros da nossa comunidade, mas também contribui para a diversidade cultural e o intercâmbio entre diferentes comunidades em Portugal e no estrangeiro.

2) Que atividades foram desenvolvidas durante a estadia e qual foi a recepção do público?

RFB: Realizámos diversas atividades para promover a cultura e a herança madeirense. Isso incluiu a realização de eventos musicais com o nosso grupo de fados, os FATUM, apresentações de obras literárias, bem como visitas a instituições ao parlamento britânico e a universidades. A receção do público foi bastante satisfatória, demonstrando interesse e entusiasmo pela cultura madeirense. Os eventos musicais foram amplamente apreciados, com uma participação entusiástica do público e uma atmosfera calorosa e envolvente. Da mesma forma, as apresentações das obras literárias foram recebidas com emoção, evidenciando o interesse pela história e pela riqueza cultural da Madeira. As visitas a instituições de ensino proporcionaram oportunidades para troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo não apenas os laços entre a ACADÉMICA DA MADEIRA e a comunidade académica local, mas também enriquecendo o associativismo regional e nacional, ao promover uma integração e uma colaboração entre diversas entidades e organizações. Essa interação amplia as redes de apoio e cooperação, beneficiando o desenvolvimento conjunto de iniciativas e projetos que visam o progresso e o bem-estar da região e do país como um todo.

3) Como financiam esse tipo de deslocações ao estrangeiro?

RFB: O principal mecenas foi o Instituto Português do Desporto e Juventude, através do seu programa anual de apoio estudantil. Os restantes gastos foram assegurados pelas receitas provenientes das atuações no nosso grupo de fados. Além disso, as vendas realizadas durante esses eventos contribuíram significativamente para cobrir os custos associados às viagens, e o apoio recebido das comunidades que nos acolheram. Essa forma de financiamento, externo e com recursos próprios, é essencial para viabilizar as atividades e iniciativas que desenvolvemos, permitindo-nos representar a nossa cultura e a nossa associação em eventos e encontros internacionais.

4) Quais são os desafios que ACADÉMICA DA MADEIRA enfrenta na área editorial e da música?

RFB: Enfrentamos diversos desafios tanto na área editorial quanto na música. Na esfera editorial, a promoção e a distribuição nas escolas regionais representa desafios significativos para alcançar um público importante para a nossa missão. Além disso, garantir a visibilidade e o reconhecimento para a música portuguesa, apesar dos esforços em promovê-la, é uma tarefa desafiadora devido à competição com outros géneros mais populares. A sustentabilidade financeira também representa outro desafio, pois financiar deslocações ao estrangeiro é principalmente viabilizado pelos recursos provenientes dos números adquiridos em diversos programas e projetos que realizamos, o que requer uma gestão cuidadosa dos nossos recursos e investimentos. A preservação da identidade cultural e o acesso a recursos e tecnologia adequados para manter a qualidade na produção editorial e musical são desafios constantes que exigem esforço contínuo e parcerias estratégicas.

Entrevista conduzida por Luís Eduardo Nicolau
e Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES