Procurar
Close this search box.

Academia e indústria destacam-se na criação de soluções inovadoras e de emprego científico

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior comprovou, em Santarém, a aposta das instituições de ensino superior e das empresas em parcerias que permitem desenvolver atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), baseadas em soluções inovadoras e, simultaneamente, a criação de emprego científico.

Elvira Fortunato visitou o Instituto Politécnico de Santarém, no qual ficou a conhecer o futuro Centro de Valorização de Transferência de Tecnologia, através do qual aquela instituição pretende apoiar as empresas da região.

Santarém tem-se destacado pela produção de conhecimento e criação de empresas em redor das comunidades de insetos e o seu aproveitamento para a criação de soluções, processos e produtos disruptivos que respondam a desafios emergentes. Trata-se de empresas responsáveis pela produção, entre outros, de fertilizante e óleo de inseto, proporcionado uma economia circular, assente nos princípios da sustentabilidade.

As empresas The Cricket Farming Co. e a Entogreen, visitadas pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, são dois exemplos da aposta feita em atividades de I&D e no acolhimento de doutorados em ambiente não académico. Por exemplo, a EntoGreen emprega mais de 40 pessoas, das quais uma dezena são recursos altamente qualificados.

Ambas as empresas, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, são parte integrante da Agenda Mobilizadoras InsectERA, desenvolvida no âmbito do novo setor bioindustrial dos insetos.

Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia do National Cancer Institute.

DESTAQUES