FATUM atuam em Crawley com apresentações de livros da ACADÉMICA DA MADEIRA

FATUM atuam em Crawley com apresentações de livros da ACADÉMICA DA MADEIRA

Crawley, cidade na área metropolitana de Londres, acolheu o primeiro dos encontros com britânicos e com a comunidade portuguesa no Reino Unido. O ponto alto do evento foi o sarau de fado realizado pelos FATUM.
Os FATUM atuam em Crawley com apresentações de livros da ACADÉMICA DA MADEIRA em janeiro de 2024.

A paróquia católica de Santa Bernadette de Crawley, em West Sussex, acolheu ontem, na sua igreja, o primeiro evento realizado pela ACADÉMICA DA MADEIRA em terras de Sua Majestade Britânica. Santa Bernadette é uma das paróquias que integra uma das mais importantes comunidades portuguesas de Londres, em particular de origem madeirense, motivando a realização de serviço religioso em Português todos os domingos de manhã.

O evento ficou marcado pelas apresentações de duas obras sobre a Madeira e a sua cultura: MADEIRA ILUSTRADA, de Andrew Picken e James Macaulay, e CONTINHOS POPULARES MADEIRENSES de Alfredo Vieira de Freitas.

MADEIRA ILUSTRADA editada pela ACADÉMICA DA MADEIRA foi apresentado em Crawley no final de janeiro de 2024

Seguiu-se um sarau de fados e música portuguesa pelos FATUM, representados por Carlos Diogo Pereira (voz), Maria Beatriz Ricardo (guitarra clássica) e João Freitas (guitarra de Coimbra), que interpretaram grandes nomes da música portuguesa, como Zeca Afonso, Amália Rodrigues e muitos outros.

A digressão foi preparada em parceria com representantes da comunidade portuguesa e com autoridades locais, com o apoio de Eugénio Perregil, diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento, Educação, Cultura e Social da Calheta e correspondente da diáspora madeirense do DIÁRIO DE NOTÍCIAS da Madeira.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Henrique Santos.