Procurar
Close this search box.

À descoberta de Praga

Photo by William Zhang on Unsplash

Desde o início sabíamos que esta aventura não seria de acordo com as nossas expetativas. Contudo, isso não nos impediu que a realizássemos e consequentemente vivenciássemos uma das melhores experiências das nossas vidas.

Tudo começou a 14 de fevereiro quando eu juntamente com mais três colegas, embarcámos nesta nova aventura onde passaríamos os próximos quatro meses, juntos, numa das mais belas cidades europeias, Praga. Apesar da nossa universidade se encontrar numa cidade vizinha (Pardubice), como as aulas seriam todas em formato online, achámos por certo que seria melhor ficar na capital do país, onde teríamos mais para conhecer e melhor acesso a outras cidades.

Decidimos passar a primeira noite num hotel como chegávamos já de noite e ainda me lembro de chegar ao quarto e estar a indicar 17 ºC negativos no televisor… apenas um dos vários choques que sentimos durante a nossa estadia na República Checa. Após duas semanas, a situação pandémica agravou-se e a cidade entrou em confinamento durante cerca de dois meses. Apesar de tudo, conseguimos tirar proveito da cidade e conhecê-la de uma ponta à outra.

Praga encontra-se situada nas margens do rio Moldava e é considerada uma das cidades europeias mais populares. Durante a nossa estadia visitámos diversos lugares e gostaria de vos falar de alguns dos meus spots favoritos na cidade. Focando-me nos monumentos, Praga está repleta de história e caráter e como tal algumas das paragens obrigatórias quando se visita esta bela cidade são o castelo de Praga, Staré Mӗsto (Cidade Velha) e a emblemática ponte (Charles Bridge) que liga o castelo à cidade. É na Cidade Velha, mais especificamente na praça, que se encontra a torre do relógio (Pražský orloj) que possui o relógio astronómico mais antigo do mundo ainda operacional.

Uma das comidas tradicionais que tive oportunidade de provar e sem dúvida recomendo é o trdlo. Pode-se comer trdlo com ou sem recheio e até mesmo com gelado. Se fores a Praga e estiveres interessado nesta iguaria, recomendo passar no Sweet Dreams, na famosa rua Karlova que vai ter à Charles Bridge. Provei um com recheio a Nutella lá e é de chorar por mais! Eles também têm outras variedades de recheio, desde chocolate branco, a pistacho. Para quem não sabe, a moeda oficial da República Checa é a coroa checa, mas convertendo os preços deste aperitivo, variam entre os €2 aos €6 dependendo do que é pedido, mas acreditem não se arrependerão!

Outros locais de interesse são o Museu Nacional de Praga, o centro comercial Palladium, a Torre da Pólvora e a Wenceslas Square.

Praga possui diversos parques, alguns, com as melhores vistas da cidade. Recomendo passarem um fim de tarde no Riegrovysady, no Petřinské sady ou mesmo em Parukářka.

Apesar das circunstâncias, foi em Praga que tive das melhores experiências da minha vida e como tal, esta cidade irá ficar para sempre no meu coração e recomendo a todos darem um saltinho a esta tão bela cidade… Ahoj!

Martim Santos
Estudante da UMa

DESTAQUES