As crianças da Guerra

Viagem ao Sol é um documentário que parte de testemunhos de crianças austríacas que foram enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem de terem sido expostas a situações traumatizantes e que afetaram a sua saúde.

Viagem ao Sol é um documentário português que reflete sobre a situação das crianças austríacas enviadas para Portugal após a Segunda Grande Guerra. Sobreviventes a um dos mais violentos e dramáticos conflitos da História, estes são os seus testemunhos que revelaram realidades muitas vezes ofuscadas pelas narrativas oficiais.

Ansgar Schaefer nasceu em Worms (Alemanha), em 1959, e é um historiador, autor e cineasta português premiado. Formado em Pedagogia e Filosofia e em Ciências Políticas para Universidade alemã de Trier, é mestre e doutorado em História para Universidade Nova de Lisboa, em cujo Instituto de História Contemporânea é investigador.

Uma realidade até quando?

Mantas Kvedaravičius regressou à Ucrânia em 2022, mais precisamente a Mariupol, onde se encontra o epicentro da guerra, para estar junto das pessoas que conhecera e filmara em 2015. Kvedaravičius pretendia testemunhar, como cineasta, o que estava a acontecer em Mariupol, distante das imagens transmitidas pelos meios de comunicação social

Susana de Sousa Dias nasceu em Lisboa, em 1962, e é uma investigadora e cineasta portuguesa detentora de vários galardões de cinema nacionais e internacionais. Estou na Universidade de Lisboa, onde fez o bacharelato em Cinema, a licenciatura em Pintura e o doutoramento em Belas-Artes na espacialidade de Audiovisuais. É docente de Belas-Artes naquela universidade.

Schaefer e Sousa Dias, entre outros galardões, foram distinguidos em festivais cinematográficos em Paris (França), Leipzig (Alemanha), Pamplona (Espanha) ou La Plata (Argentina), pelo trabalho conjunto no documentário 48 (2010).

Viagem ao Sol de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias é a sugestão do Screenings Funchal, numa parceria com os Cinemas NOS e a ACADÉMICA DA MADEIRA, para sexta e sábado, 26 e 27 de janeiro.

“Uma Familia Normal”

“Decidida a saldar uma antiga dívida de gratidão, Hatsu desloca-se de Akita a Tokyo de modo a oferecer os seus serviços enquanto ama dos Kajiki, família urbana exemplarmente burguesa. A jovem provinciana cedo se apercebe das diferenças entre a sua terra e a capital japonesa enquanto desenvolve uma relação especial

A Diva dos pés nus

A “diva dos pés descalços”, a icónica Cesária Évora num documentário que mostra imagens nunca vistas e oferece uma visão nunca antes

LER MAIS...

O cliente NOS, portador do seu cartão, tem direito a dois bilhetes pelo preço de um. Se for sozinho, além do bilhete, tem a oferta de um menu pequeno de pipocas e bebida. Vamos aproveitar estas vantagens com mais um momento de grande cinema que o Screenings Funchal proporciona.

Convidamos a assistir esta longa metragem com a nossa companhia. Até lá, confira o que lhe contamos no portal do Screenings Funchal e deixe-se ficar com a antevisão.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotograma da película de Aki Kaurismäki.

DESTAQUES